Código Personalizado
Seu Site
Notícias

Boletim Brasileiro comemora aniversário com brinde para novos assinantes

O Boletim Brasileiro completa neste mês 147 anos e para marcar a data quem fizer uma nova assinatura ou renovar a sua assinatura ganhará um brinde surpresa.

Escrito por Marina Prado

07 OUT 2025 - 12H24 (Atualizada em 07 OUT 2025 - 12H44)

Outubro é mês de celebração para a Sociedade de São Vicente de Paulo. O Boletim Brasileiro completa neste mês 147 anos de história contando e preservando a trajetória dos vicentinos no país e se firmando como a publicação católicas mais antiga do país em circulação continuada. E, para marcar a data, durante todo o mês de aniversário, quem fizer uma nova assinatura ou renovar a sua assinatura ganhará um brinde surpresa.

Mais do que uma revista, o Boletim Brasileiro é um registro vivo da caminhada vicentina no Brasil.

Como assinar

Assinar o Boletim Brasileiro é fácil e garante o recebimento de seis edições anuais repletas de espiritualidade, notícias e formação vicentina.

• Assinatura individual: R$ 45,00 por ano.

• Assinatura coletiva (a partir de 3 unidades): R$ 36,00 cada.

• Frete: gratuito para até três assinaturas.

Para assinar ou renovar, basta acessar o site https://loja.ssvpbrasil.org.br/ e escolher entre boleto, PIX, cartão de crédito ou débito.

Também é possível solicitar a assinatura por e-mail ([email protected]) ou WhatsApp (21) 2242-8060, enviando nome completo, endereço com CEP, e-mail, telefone e quantidade desejada.

147 anos contando a história

No dia 4 de agosto de 1872, foi fundada a Conferência São José, a primeira do Brasil, que marca oficialmente o início das atividades da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no país. A ideia de trazer a SSVP para cá começou meses antes, em um jantar no Seminário Diocesano de São José, no Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1872. Um dos presentes comentou sobre as obras realizadas pela Sociedade em diversos países e se surpreendeu ao saber que não havia ainda uma Conferência em terras brasileiras. Movidos por inspiração divina, o Conde de Aljezur — fundador da primeira Conferência em Portugal — e os confrades Pedro Jobim e Antônio Secioso decidiram fundar a primeira Conferência brasileira.

Assim teve início a SSVP no Brasil. E, desde então, essa história vem sendo contada pelo Boletim Brasileiro, um dos periódicos católicos mais antigos do país ainda em circulação. Criado em outubro de 1878, apenas seis anos após a fundação da SSVP no Brasil, o Boletim nasceu com o objetivo de divulgar o trabalho das Conferências e fortalecer a união entre os vicentinos.

A primeira edição, de 14 páginas, trazia relatos de atividades da época e, logo nas páginas iniciais, apresentava o propósito da nova publicação:

“O Conselho Superior da Sociedade de S. Vicente de Paulo no Brasil inceta hoje uma nova obra, difícil e penosa, porem ao mesmo tempo tão útil, tão necessária ao aperfeiçoamento e propagação das conferencias no Brasil... Diremos nós; a Sociedade de S. Vicente de Paulo, ou não é conhecida, ou não é suficientemente conhecida para ser suficiente amada. Pois bem eis ahi o fim que o Conselho Superior pretende alcançar com a publicação do Boletim Brasileiro.”

O primeiro artigo reforçava essa missão:

“Estreitando os laços entre todas as conferencias, as que prosperam e as que definham; pondo diante dos olhos dos tíbios os atos de dedicação e de sacrifício dos aquecidos pelo fogo da caridade... procuremos fazer prosperar, e cada vez mais, as conferencias existentes.”

Ao final, os redatores faziam um apelo aos vicentinos e ao clero:

“Basta-nos agora dirigir um apello fraternal a todos os presidentes e mais membros das conferencias existentes; a todos os Exmos. Snrs. Bispos, Vigários e sacerdotes das diferentes dioceses do Brazil; a todos os Catholicos que amam a Deus e a patria. Para que coadjuvem o Conselho Superior, angariando assignaturas, e fornecendo-nos todos os elementos de que dispozerem e que possam ser uteis ao conseguimento do nosso fim.”

Desde então, o Boletim Brasileiro vem cumprindo fielmente o propósito de divulgar as ações da SSVP, não só entre os vicentinos, mas também para a sociedade em geral. Ao longo dos anos, acompanhou as transformações do jornalismo, modernizando seu formato, diagramação e colunas, sem perder o foco principal: o Pobre e o trabalho vicentino inspirado no Beato Antônio Frederico Ozanam, seus amigos e em São Vicente de Paulo.

Curiosidades e marcos históricos 

• 1ª Edição – outubro de 1878: texto em formato de livro, sem fotos ou ilustrações. O exemplar original está guardado na Biblioteca do Conselho Nacional do Brasil.




• 1934: primeira foto em preto e branco publicada.



• 1969: primeira capa colorida, ainda com conteúdo interno em preto e branco.




• 1982: primeiro formato de revista, com 48 páginas e diagramação em colunas.

• 1997: chegou a integrar a Revista Dóminus, mas logo voltou ao formato original.


• 2010: passou a ser totalmente colorido.



• 2022: ganhou novo projeto gráfico, moderno e acessível, mantendo viva a missão de evangelizar e unir os vicentinos.


Por isso, o Boletim Brasileiro continua sendo tão atual: porque, mesmo com o passar do tempo, conserva sua essência. Ele segue fiel à missão de comunicar, formar e inspirar a Família Vicentina em todo o país — uma publicação que atravessa gerações e continua levando esperança, fé e compromisso cristão a cada página.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marina Prado, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.