Código Personalizado
Seu Site
Rede de Afeto

Coordenação da Rede de Afeto aposta na ampliação do cuidado emocional e do acolhimento

Silvia foi convidada para assumir a Coordenação da Rede de Afeto, serviço que se dedica ao cuidado emocional e à promoção da saúde mental dentro e fora da SSVP

Escrito por Redação SSVP

27 JAN 2026 - 09H00

Silvia Regina Simões Torres da Silva, de São Manuel/SP, tem 62 anos, é psicóloga e integra a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) desde 2018. Foi convidada pela Presidente do Conselho Nacional do Brasil, Elisabete Maria Castro, para assumir a Coordenação da Rede de Afeto, serviço que se dedica ao cuidado emocional e à promoção da saúde mental dentro e fora da SSVP.

Sua caminhada vicentina teve início motivada por uma proposta que unia assistência e sensibilidade. Ao ingressar na Conferência São José (Conselho Particular de São Manuel, Conselho Central de Botucatu e Conselho Metropolitano de Bauru), Silvia passou a integrar um grupo de canto formado junto à Conferência, o Vozes do Bem, que até hoje realiza momentos de música e acolhimento em casas de vicentinos afastados, além de pessoas acamadas. “Sempre foi uma forma de estar presente, de levar conforto e carinho àqueles que mais precisam”, relata.

Silvia é ainda presidente da Obra Unida Semeando Novos Caminhos, em São Manuel. O projeto social atende cerca de 75 crianças em contraturno escolar, oferecendo apoio educacional, social e humano, reafirmando seu compromisso com o cuidado integral da pessoa.

Integrante da Rede de Afeto desde o segundo semestre de 2020, a nova Coordenadora destaca a abrangência e a importância do trabalho desenvolvido. “Atualmente, a Rede conta com 44 psicólogos voluntários, de diversas regiões do país, que oferecem atendimento gratuito a pessoas em situação de sofrimento emocional. Esse é um serviço essencial e profundamente alinhado ao carisma vicentino”, avalia.

Ao falar sobre o convite para coordenar a equipe gestora da Rede, Silvia expressa sentimentos de alegria e responsabilidade. “Aceitar essa missão é motivo de grande alegria, mas também um desafio. Nosso maior objetivo é continuar fortalecendo o trabalho de apoio emocional a todos que nos procuram, com seriedade, ética e compromisso”, afirma.

Sua visão sobre o cuidado emocional traduz a essência do serviço que coordena. “Cuidar da saúde mental significa oferecer uma escuta sem pressa, no gesto de quem se dispõe a estar com o outro. O voluntariado é um caminho de cuidado que vai em duas direções: quem recebe é acolhido, e quem oferece também se transforma. A Rede de Afeto nasce desse encontro: pessoas cuidando de pessoas, com responsabilidade, ética e amor”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação SSVP, em Rede de Afeto

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.