Código Personalizado
Seu Site
Notícias

Nova Coordenação de Projetos Sociais reforça compromisso do CNB com a transformação social

Considerados a “menina dos olhos” do CNB, os Projetos Sociais reúnem, além dos próprios projetos custeados pelo Conselho Nacional, ações estratégicas como Banho Solidário, Todos Somos Um e Investindo na Vida, entre outras iniciativas voltadas à promo

Escrito por Redação SSVP

26 JAN 2026 - 09H00

Os Projetos Sociais passam a contar, nesta gestão, com uma coordenação específica no Conselho Nacional do Brasil (CNB), criada pela presidente Elisabete Maria de Castro, a Bete, diante da importância que essas iniciativas ocupam na missão vicentina. Considerados a “menina dos olhos” do CNB, os Projetos Sociais reúnem, além dos próprios projetos custeados pelo Conselho Nacional, ações estratégicas como Banho Solidário, Todos Somos Um e Investindo na Vida, entre outras iniciativas voltadas à promoção humana e à superação da pobreza. A nova coordenação nasce com o objetivo de acompanhar, fortalecer e integrar esses projetos, garantindo maior impacto social e proximidade com as bases.

“A proposta de formar uma comissão específica dos projetos sociais, é aprimorar ainda mais a organização e ampliação dos projetos. Essa equipe cuidará de todos os projetos sociais do CNB criando um cronograma de lançamento dos editais, acompanhando e com um olhar atento para execução dos projetos. Nosso objetivo é que mais Unidades tenham oportunidades de elaborar projetos, pois assim mais pessoas serão contempladas”, explica a Presidente Bete.

Para conduzir essa nova frente de trabalho, foi convidada a Consócia Vera Lúcia dos Santos e Santos, professora, de 66 anos, moradora de Varginha/MG. Ela integra a Conferência Beata Nhá Chica (Conselho Particular Sagrada Família, Conselho Central de Varginha , Conselho Metropolitano de Pouso Alegre) e possui uma longa e consistente trajetória de serviço na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Vera Lúcia ingressou na SSVP em dezembro de 1979, sendo proclamada em 24 de setembro de 1983. Ao longo de sua caminhada vicentina, exerceu diversos encargos, entre eles: secretária e presidente de Conferência; secretária de Conselho Particular; secretária de Obra Unida; coordenadora da Comissão de Jovens em níveis de Conselho Particular e Central; membro da Ecafo em Conselhos Particular, Central, Metropolitano, na Região 4 e no Conselho Nacional; Presidente de Conselho Metropolitano; secretária do CNB na gestão do presidente Márcio José da Silva (2022-2026); além de ter coordenado a Equipe de Mudança da Regra durante o mandato do Presidente Cristian Reis da Luz.

Ao falar sobre o convite para assumir a nova Coordenação de Projetos Sociais, Vera Lúcia destaca a surpresa inicial e o sentido de responsabilidade diante do desafio. “Foi uma surpresa receber o convite, mas também um chamado muito claro para colaborar com algo que é essencial para a missão vicentina. Os Projetos Sociais precisam chegar cada vez mais às bases, para que as Unidades compreendam que o caminho para ajudar as famílias assistidas vai além da ajuda material”, afirma.

Sobre as expectativas para o trabalho à frente da Coordenação, Vera Lúcia reforça a importância da promoção humana como eixo central das ações. “Nosso objetivo é que as famílias assistidas possam sair da condição de dependência e caminhar para a autonomia. Os Projetos Sociais existem para transformar realidades, promover dignidade e oferecer oportunidades. Eles vão além do auxílio imediato e precisam ser compreendidos como instrumentos de mudança estrutural”, destaca.

Entre as prioridades desta nova Coordenação está o fortalecimento e a ampliação dos projetos já existentes, com atenção especial às pessoas em situação de rua. “Queremos trabalhar de forma mais ampla com os moradores em situação de rua, integrando esforços, qualificando as ações e fortalecendo a presença vicentina onde a vulnerabilidade é mais extrema”, completa.

Vera não esta sozinha nesta jornada. Somam em sua equipe Geyson Tôrres de Lima, de Paulo Afono/BA, Maciel Barbosa da Silva, de Maceió/AL; Vanderson Aparecido Gomes Magalhães, de Juiz de Fora/MG e Vânia Perez de Souza Cruz, de Ibirité/MG.

Somam em sua equipe Geyson Tôrres de Lima (de camiseta preta), Vanderson Aparecido Gomes Magalhães (de camiseta verde-água); Também Maciel Barbosa da Silva e Vânia Perez de Souza Cruz, que não estão na foto

Com a criação da Coordenação de Projetos Sociais, o CNB reafirma seu compromisso com uma atuação cada vez mais estruturada, integrada e transformadora, fortalecendo a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo de promover a dignidade humana e construir caminhos concretos de superação da pobreza.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação SSVP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.