O Departamento Missionário do Conselho Nacional do Brasil inicia um novo ciclo sob a coordenação do jovem Thiago José de Lima Alvim, convidado pela presidente Elisabete Maria Castro, a Bete, para assumir a missão de conduzir e fortalecer as ações missionárias da SSVP em todo o país. A Coordenação segue com o compromisso de aprofundar o espírito missionário, apoiar os Conselhos e ampliar a vivência do carisma vicentino nas bases, fortalecendo o Brasil 100% Vicentino.
Thiago Alvim tem 31 anos, é arquiteto e urbanista e mora em Augusto de Lima/MG. Ele integra a Conferência Santa Rita de Cássia (Conselho Particular Nossa Senhora do Carmo, Conselho Central de Corinto e Conselho Metropolitano de Diamantina/MG), e tem sua história com a SSVP marcada por uma vivência familiar profunda, herdada de gerações anteriores. “Nasci em uma família enraizada na SSVP. Desde pequeno acompanhava meus avós e meus pais nas reuniões e eventos vicentinos, e ali foi despertando em mim o desejo de servir”, lembra.
Sua caminhada oficial teve início ainda na juventude, aos 13 anos, com a fundação da CCA Nossa Senhora de Fátima, sendo proclamado membro em 17 de agosto de 2008. Desde então, assumiu diferentes responsabilidades, como presidente de Conferência, coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Central e vice-presidente do Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em Augusto de Lima. No âmbito metropolitano, também contribuiu ativamente nas ações missionárias, consolidando uma trajetória marcada pelo serviço e pela disponibilidade.
Thiago José de Lima Alvim é o novo Coordenador do Departamento
Ao falar sobre o convite para coordenar o Departamento Missionário, do qual foi integrante na gestão de 2022/2026, Thiago reconhece o peso da responsabilidade, mas destaca a motivação interior que o levou a aceitar. “Receber o convite foi uma surpresa que me deixou, num primeiro momento, apreensivo. A responsabilidade é grande, mas não hesitei em dizer ‘SIM’. Aceitei por tudo o que a SSVP representa na minha vida e pelo desejo de contribuir cada vez mais para o seu fortalecimento. Desde o meu primeiro contato com as missões, a paixão pelo Departamento só cresceu”, afirma.
Quanto às expectativas, o novo Coordenador reforça a continuidade e o aprofundamento do trabalho já realizado. “Nossa expectativa é manter uma atuação efetiva, intensa e comprometida, contribuindo para o fortalecimento da SSVP e para a construção de um Brasil cada vez mais vicentino”, explica. Entre as prioridades estão o apoio direto às ações missionárias dos Conselhos Metropolitanos, a difusão da metodologia missionária nas bases e o investimento em capacitação. “Queremos que essa metodologia alcance cada vez mais vicentinos e que o Departamento se consolide também como referência para outros países, colaborando para uma SSVP mais forte, missionária e fiel ao seu carisma”, completa.
Ao seu lado, Thiago contará com uma equipe composta por:
Bruno Fernando Ávila, de Carmo do Rio Claro/MG
Bruno Fernando Ávila
Gustavo Tavares de Melo Soares, de Ribeirão das Neves/MG
Gustavo Tavares de Melo Soares
Renata Santos, de Nova Esperança/PR
Renata dos Santos
Rodrigo Rodrigues Pereira, de Carlos Chagas/MG
Rodrigo Rodrigues Pereira
Com entusiasmo, espírito missionário e fidelidade ao carisma vicentino, o Departamento Missionário segue empenhado em levar a missão cada vez mais longe, fortalecendo a SSVP nas bases e além das fronteiras.
Denor mantém continuidade e fortalecimento das normas vicentinas
Ivaldo Evangelista continua no cargo e afirma continuidade e fortalecimento de ações, cumprimento integral da Regra e das normas, novos projetos e iniciativas
Decom projeta fortalecimento da comunicação e maior proximidade com as bases
Izaura Cândido, reforça a importância de dar visibilidade ao trabalho silencioso, mas transformador, realizado diariamente pela SSVP e de estar próxima à base
Coordenação da Comissão de Jovens aposta na proximidade e no diálogo
Ana Cláudia Prado assume cargo com o desejo de proximidade e construção de um espaço verdadeiro de diálogo, escuta e troca, com apoio da equipe regional
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.