“Cuidar para servir – Um olhar vicentino sobre a organização a serviço da caridade”. Esse é o livro do Ano Temático 2026, lançado hoje, 06 de dezembro, na reunião do Conselho Nacional do Brasil (CNB), e escrito pelo Presidente da SSVP Brasil na gestão 2017/2022, Cristian Reis da Luz.
Em suas 84 páginas e 30 capítulos, o livro convida a um olhar mais profundo sobre a essência da vocação vicentina, como explicam Márcio José da Silva (Presidente do CNB) e Elisabete Castro (1ª Vice-Presidente e Presidente eleita), que assinam a apresentação da publicação. “Cuidar, antes de tudo, é um gesto de amor, de atenção, de presença. É reconhecer no outro a face de Cristo e, a partir disso, nos colocarmos a serviço com generosidade e ternura. Servir, por sua vez, é o que dá sentido à nossa missão: somos chamados a ser ponte entre o amor de Deus e os que mais sofrem”, escrevem.
O autor conta que foi chamado para escrever o livro no início de 2025 e que a escrita durou de maio a outubro, quando o livro foi para a revisão. “Quando fui convidado, ao mesmo tempo em que senti um grande desafio, percebi que poderia compartilhar um pouco da experiência ao longo dos 35 anos de vida vicentina”, recorda Cristian.
O tema inicial proposto pelo CNB para a escrita do livro era “Servir com Sabedoria: A Administração como Ato de Caridade”. Depois de algumas conversas, foram definidos o tema “Cuidar para servir” e o subtítulo “Um olhar vicentino sobre a organização a serviço da caridade”.
A partir daí, foi “só” Cristian se inspirar e escrever. “O CUIDAR é uma essência vicentina. No livro ele é abordado sobre várias dimensões: o cuidado pessoal, com o outro, da instituição etc.”.
Reflexões que inspiram
O livro, segundo o próprio autor, “convida à reflexão sobre o verdadeiro sentido do serviço vicentino: servir com amor, organização e espiritualidade. É fruto de experiências e aprendizados, e um chamado a revisitar o ‘sim’ que demos à Sociedade de São Vicente de Paulo e ao serviço aos Pobres, recordando que a caridade deve ser vivida com humildade, zelo e fidelidade a Deus”.
E Cristian faz isso com maestria. Lembrando histórias reais do dia a dia e vivências vicentinas, ele encerra cada capítulo com questionamentos para serem refletidos e até mesmo debatidos nas Conferências. São perguntas, das mais práticas às mais profundas, que fazem o leitor parar para pensar no cuidar e no servir constantemente e em diferentes aspectos.
Cristian foi desafiado o tempo todo durante seu trabalho: “Não queria deixar o livro burocrático e tornar a leitura acessível e motivadora para qualquer leitor, independente se ele ocupa ou não um cargo na SSVP. Outro desafio foi achar as citações de São Vicente de Paulo de maneira precisa e com fonte conhecida”, conta.
Mas, no resultado final, os desafios foram superados e o resultado é uma leitura envolvente e fácil, que conduz o leitor com leveza por um tema tão complexo e importante para a SSVP.
As expectativas de Cristian são as melhores, sempre voltadas para a base vicentina. “O tema é parte do nosso dia a dia. Espero que, com a leitura, as pessoas sintam-se motivadas a assumir cargos dentro da SSVP, que possam tornar mais eficaz o serviço junto aos Pobres. Que percebam que na simplicidade e na humildade, podemos ir longe e fazer a diferença por onde passarmos”, finaliza.
A capa
A capa do livro foi criada pelo vicentino Julinei Nogueira de Almeida, de Sete Lagoas/MG, para expressar, de forma simbólica e profunda, o chamado vicentino a “Cuidar para Servir”.
Mais do que uma ilustração, o desenho representa a missão viva da SSVP, traduzindo em linhas e cores a essência da caridade que nasce da fé e se manifesta no serviço aos Pobres.
Cada elemento foi utilizado com um propósito:
- A Árvore da Caridade: No centro, ela simboliza a vida, o crescimento e a comunhão. Suas raízes representam a fé sólida e o fundamento espiritual da Sociedade. O tronco indica a unidade e a força da missão vicentina. Os galhos mostram a expansão da caridade, que se multiplica em gestos concretos de amor. Com todos os seus elementos, ela também lembra um ostensório, que guarda o Corpo de Cristo, nossa comunhão.
- Os bonecos: A Vida Vicentina em Movimento: As figuras humanas douradas representam as pessoas que formam a SSVP: vicentinos, jovens e assistidos. Cada boneco simboliza uma vida tocada pelo cuidado e pelo amor. “Cada pessoa é uma folha viva da árvore da caridade.”
- As raízes: O Cuidar que Sustenta o Servir: Elas são a base de tudo e representam o ato de cuidar — cuidar da fé, das Conferências e dos mais pobres. Sem cuidado, não há serviço duradouro. Cuidar é o que mantém viva a missão de servir.
As cores utilizadas também trazem uma representatividade para a capa do livro: o vinho significa a fé madura e a entrega; o dourado, a luz da caridade e a presença divina; e o branco, a pureza e a alegria no servir.
“A Árvore da Caridade é a imagem viva da SSVP. Suas raízes firmes são a fé; o tronco, a unidade; e seus frutos, as pessoas transformadas pelo amor. Cuidar é manter viva a árvore da caridade”, explica o Confrade Julinei.
O livro já está sendo vendido na loja da SSVP Brasil (https://loja.ssvpbrasil.org.br/) por R$ 10,00, mais o valor do frete.
1/19



















Exemplos que Arrastam: a solidariedade não tem preço!
Seu Antonio, um vicentino de 100 anos, morador de Itapuranga/GO, criou um mega leilão de animais há quase 50 anos para ajudar os Pobres e o Lar da cidade.
A santidade não é privilégio de poucos, mas um chamado para todos
Para marcar a data em que se comemora o Dia de todos os Santos, o cronista e pesquisador Gesiel Júnior fala sobre sua história e os santos e santas vicentinos
Outubro Rosa: Vicentinos na missão de cuidar e prevenir o câncer de mama
Falar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama com as assistidas é essencial e, para isso, convidamos uma médica vicentina para tratar o tema
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.