Com bandeirinhas coloridas, comidas típicas e muito espírito solidário, as tradicionais festas juninas promovidas pelas Obras Unidas da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) movimentaram instituições em diferentes partes do Brasil neste mês de junho. Além de celebrarem a cultura popular, essas festividades cumprem dois importantes papeis: a socialização dos internos e arrecadar fundos para a manutenção dos das instituições.
Em Ipatinga/MG, o Lar Divina Providência (Obra Unida do Conselho Central local, ligado ao Conselho Metropolitano de Governador Valadares/MG) realizou nos dias 6 e 7 de junho a 31ª edição de sua já tradicional festa junina. O evento envolveu vicentinos de toda a cidade e região, contando com o apoio dos dois Conselhos Centrais da e Itatinga, bem como das equipes do Departamento de Normatização (Denor) e Departamento de Comunicação (Decom) do Conselho Metropolitano.
“As festas juninas são mais do que um evento festivo. Elas representam a união, o zelo e o compromisso de todos com a missão vicentina. Cada barraca montada, cada prato servido, cada sorriso compartilhado carrega um pedacinho de fé e dedicação. Toda a renda arrecadada é essencial para manter o funcionamento do nosso Lar, que hoje acolhe com carinho e dignidade 40 idosos”, afirmou César Custódio da Silva, presidente do Lar Divina Providência.
A infraestrutura da festa – com palco, sonorização, barracas e iluminação – foi organizada pela própria Obra Unida. Já os alimentos típicos, como canjica, caldos, doces e quitutes mineiros, foram preparados e vendidos pelas Conferências e Conselhos Particulares, reforçando o espírito de partilha e trabalho em conjunto. Além da festa, uma ação entre amigos também contribuiu com a arrecadação de recursos.
Diversão para os assistidos
Já em Tanabi/SP, o Lar São Vicente de Paulo realizou, no dia 24 de junho, uma festa junina diferente da mineira: interna voltada especialmente para seus residentes e colaboradores. A programação incluiu a tradicional reza do Santo Terço, músicas típicas, momentos de confraternização e um delicioso café da tarde com pipoca, bolos, doces e outras delícias.
Mais do que promover entretenimento, o evento em Tanabi fortaleceu os laços afetivos e o bem-estar dos idosos acolhidos. “Esses momentos de celebração são importantes para integrar nossos residentes, valorizar a cultura popular e reforçar o cuidado integral que oferecemos, cuidando do corpo, da mente e do espírito”, ressaltou a coordenação da instituição.
As festas juninas organizadas pelas Obras Unidas da SSVP mostram que a fé e a solidariedade andam de mãos dadas. A alegria contagiante dessas celebrações não apenas aquece os corações dos participantes, mas também garante que o trabalho vicentino continue transformando vidas em todo o país.
Começam amanhã as inscrições para a 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa
Prazo vai até dia 9 de agosto
Missão no Pará gera frutos e reacende o carisma na região
Começa hoje série especial sobre a Missão Pará!
Curso de Capacitação Missionária Padre Joelson Sotem está com inscrições abertas para novas turmas
As aulas começam em agosto, de forma online, e os participantes serão preparados para organizar e realizar Missões Vicentinas em suas regiões
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.