Código Personalizado
Seu Site
Denor

Denor mantém continuidade e fortalecimento das normas vicentinas

Departamento pretende continuidade e fortalecimento de ações existentes, cumprimento integral da Regra e das normas, novos projetos estratégicos e iniciativas

Escrito por Marina Prado

14 JAN 2026 - 12H00 (Atualizada em 14 JAN 2026 - 13H50)

Responsável por orientar, interpretar e zelar pelo cumprimento da Regra e das normas da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), o Departamento de Normas e Orientações (Denor) segue sendo um pilar fundamental para a organização e a segurança institucional da SSVP no Brasil. Para dar continuidade a esse trabalho, a presidente Elisabete Maria Castro, a Bete, convidou Ivaldo de Moura Evangelista a permanecer como Coordenador Nacional, colocando sua experiência e conhecimento novamente a serviço da missão vicentina.

Aos 46 anos, Ivaldo é Policial Militar e membro da Conferência Nossa Senhora das Graças, de Bom Conselho/PE (Conselho Particular de Bom Conselho, Conselho Central de Garanhuns, Conselho Metropolitano de Olinda e Recife). Vicentino desde julho de 1999, Ivaldo construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a organização, a formação e a fidelidade à Regra.

Ao longo de sua caminhada, exerceu os encargos de tesoureiro de Conferência, presidente do Conselho Particular por dois mandatos, presidente do Conselho Central por duas gestões e Presidente do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife. No âmbito nacional, atua como Coordenador Nacional do Denor desde 1º de dezembro de 2023, função para a qual foi novamente chamado pela Presidente Bete.


Ivaldo Evangelista


Sobre o convite para seguir no encargo, Ivaldo destaca o sentido de responsabilidade e maturidade no serviço. “Recebi o convite com espírito de fé e confiança na Providência Divina. Mesmo conhecendo bem a função, este novo ‘SIM’ veio acompanhado de uma responsabilidade ainda maior, mais consciente e comprometida, colocando a experiência adquirida a serviço da missão”, avalia.

Segundo o Coordenador, para esta etapa, as expectativas estão centradas na continuidade e no fortalecimento das ações já em andamento, com atenção especial ao cumprimento integral da Regra e das normas da SSVP, ao avanço de projetos estratégicos, como a Centralização Administrativa das Obras Unidas, à ampliação da participação da Sociedade nos Conselhos de Direitos e ao desenvolvimento de novas iniciativas que atendam às demandas internas e às exigências legais.

O Denor conta ainda com uma equipe convidada pelo Coordenador, que colaboram diretamente com os trabalhos do Departamento:

Ana Paula Moura de Melo Silva, de União dos Palmares/AL 


Ana Paula de Moura Melo Lima


Antônio Fachini Júnior, de Mandaguari/PR 


Antônio Fachini Júnior


César Custódio da Silva, de Ipatinga/MG 


César Custódio da Silva


Eduardo Abreu Denúbila, de Passos/MG 


Eduardo Abreu Denúbila


Hugo Sergio Ferreira de Melo, de Goiânia/GO 


Hugo Sérgio Ferreira de Melo


João Edson Ferreira Lopes, de Tanabi/SP 


João Edson Ferreira Lopes


Josiane Ribeiro dos Santos Brito, de Cambé/PR 


Josiane Ribeiro dos Santos Brito


Luis Fernando Sousa, de Rio de Janeiro/RJ 


Luis Fernando Sousa


Luiz Alberto Botega, de São Carlos/SP 

Luiz Alberto Botega


Luiz Felipe Oliveira de Carvalho, de Governador Valadares/MG 


Luiz Felipe Oliveira de Carvalho


Marco Antonio de Melo Lima, de Passos/MG 


Marco Antônio de Melo Lima


Valdir Aparecido Alves, de São José dos Campos/SP 


Valdir Aparecido Alves


Vânia de Fátima Garcia Siebert, de Paracatu/MG 


Vânia de Fátima Garcia Siebert


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marina Prado, em Denor

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.