Código Personalizado
Seu Site
Notícias

193 anos: a SSVP é muito mais do que números!

Em seu aniversário e no dia do nascimento de seu fundador, Frederico Ozanam, a SSVP prova que combater a pobreza vai muito além da assistência material

Linkedin

Escrito por Redação SSVP

23 ABR 2026 - 12H00

Hoje a Sociedade de São Vicente de Paulo comemora seus 193 anos. E hoje ela está presente em mais de 150 países, com cerca de 800 mil voluntários, assistindo aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, ela completa em 2026 seus 154 anos. E, seja onde for, independentemente do seu tempo de fundação, falar da SSVP é falar de algo que vai muito além da assistência! É falar de presença, de recuperação da dignidade e de transformação real na vida de milhões de pessoas.

Em um mundo onde a pobreza ainda atinge proporções alarmantes, iniciativas como a da SSVP se tornam essenciais. Só no Brasil, segundo dados do IBGE, cerca de 3,5% da população vive em extrema pobreza (aproximadamente 7,4 milhões de pessoas) e 23,1% da população ainda vive em situação de pobreza (quase 49 milhões de pessoas).

E, quando olhamos mais de perto, percebemos que essa realidade não é uniforme: ela atinge com mais força crianças, pessoas pretas e pardas, famílias em situação de vulnerabilidade social e determinadas regiões do país. É neste cenário, diferente em cada cidade e Estado, que o trabalho vicentino ganha ainda mais força.

No Brasil, são mais de 150 mil vicentinos, acompanhando semanalmente cerca de 74 mil famílias. Mas esses dados são para a SSVP muito mais do que números! Cuidar das famílias assistidas é cuidar de pessoas e transformar vidas. Uma transformação quase sempre lenta e em diferentes setores. Porque, nos dias de hoje, a pobreza não é uma só.

Existe a mais visível, que é a pobreza material, que se revela na falta do alimento, do emprego, da moradia. Mas existem também outras formas, silenciosas e profundas: a pobreza emocional, marcada pela solidão e pelo abandono; a pobreza espiritual, que esvazia o sentido da vida; e até a pobreza de vínculos, quando faltam relações, afeto e pertencimento.

A SSVP compreende essa realidade de forma integral e atua dessa maneira. Quando um vicentino bate à porta de uma família, ele não leva apenas uma cesta básica. Ele leva escuta, acolhimento, respeito, oração, evangelização. O carisma vicentino o faz enxergar além da necessidade imediata. Pois mais importante do que matar a fome imediata é ajudar essas famílias ou assistidos a reconstruir caminhos e caminhar com as próprias pernas, é devolver-lhes a dignidade. O mesmo vale nos lares vicentinos, onde cada idoso acolhido recebe não apenas cuidado, mas afeto e pertencimento. E isso a SSVP Brasil faz por meio de seus diferentes Projetos Sociais e ajudas humanitárias.

E talvez seja exatamente aí que está a maior importância desse trabalho: ele humaniza números. Ele transforma estatísticas em rostos, em nomes, em histórias. Tantas histórias lindas já contadas aqui em nosso site e na nossa revista, o Boletim Brasileiro. Tantas histórias que comprovam que o sonho de Frederico Ozanam e seus amigos de construir a Rede de Caridade segue vivo e pulsante. E não por acaso: neste mesmo dia, 23 de abril, a SSVP celebra também o aniversário de nascimento de seu fundador. Nascido em 1813, Ozanam foi o jovem universitário que, aos 20 anos, reuniu amigos em Paris para transformar a fé em ação concreta junto aos mais pobres. Uma coincidência que é, na verdade, um símbolo: o espírito que ele plantou segue florescendo, 193 anos depois.

Em um mundo onde milhões ainda vivem à margem, a ação da SSVP lembra que ninguém deve ser invisível. Que cada gesto, por menor que pareça, tem força para romper ciclos de exclusão. Combater a pobreza, no fundo, é isso: não desistir das pessoas. E é exatamente isso que os vicentinos fazem, todos os dias, há exatos 193 anos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação SSVP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Enviar por e-mail