Neste 22 de outubro, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra, junto de toda a Igreja, a memória litúrgica de São João Paulo II, o Papa cuja trajetória de fé e serviço esteve profundamente marcada pelo carisma vicentino. Antes mesmo de chegar ao Pontificado, o jovem Karol Wojtyła foi confrade vicentino em Cracóvia, na Polônia, tornando-se o primeiro Papa da história que fez parte das fileiras da SSVP.
Essa vivência direta com os pobres moldou sua espiritualidade e marcou profundamente seu ministério papal. Durante seu pontificado, João Paulo II fez questão de valorizar e incentivar a missão vicentina, reconhecendo na SSVP uma expressão viva da caridade cristã e da presença de Cristo entre os mais necessitados.
A relação entre São João Paulo II e a Sociedade de São Vicente de Paulo foi marcada por inúmeros gestos, mensagens e encontros, que reforçaram a importância da caridade e da vocação leiga no coração da Igreja.
O momento mais simbólico dessa relação aconteceu em 22 de agosto de 1997, em Paris, quando João Paulo II beatificou Antônio Frederico Ozanam, principal fundador da SSVP. Em sua homilia, o Papa destacou o testemunho de Ozanam como exemplo de integração entre fé e vida, verdade e caridade:
“Ele soube unir a fé e a ação, a verdade e a caridade, a santidade pessoal e o empenho social. Ele é modelo para todos os jovens, para os estudantes, para os intelectuais, para todos os cristãos comprometidos no mundo.” (São João Paulo II, Beatificação de Ozanam, 1997)
Em 1990, João Paulo II também beatificou Pier Giorgio Frassati, jovem leigo, padroeiro oficial da juventude da SSVP, que viveu intensamente o ideal vicentino de servir aos pobres com alegria e fé. Para o Papa, Frassati representava o modelo de santidade acessível a todos os jovens que buscam unir espiritualidade e compromisso social.
O testemunho de São João Paulo II mostra que a vocação vicentina é um caminho de santidade, vivido na simplicidade do serviço e na entrega aos mais necessitados.
Neste Dia de São João Paulo II, a SSVP Brasil convida todos os confrades e consócias a renovarem seu compromisso com o carisma vicentino, seguindo o exemplo do Papa confrade que levou a experiência da SSVP até o Trono de Pedro.
Iniciativa transforma o futuro dos idosos no interior de Minas Gerais
Projeto em Carmo do Cajuru fortalece o cuidado integral e afetivo aos idosos por meio de doações mensais e voluntariado vicentino
CNB se reúne com representante do Papa em audiência histórica
LF – Encontro com Núncio Dom Giambattista Diquattro reafirmou laços entre SSVP e Igreja
Beato Marco Antônio Durando: missionário da caridade e fundador das Irmãs Nazarenas
Celebramos sua memória em 10 de dezembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.