No dia 1º de setembro, a Igreja celebra a memória litúrgica da Beata Isabel Cristina Mrad Campos, carinhosamente chamada de “flor vicentina”. O título recorda sua profunda ligação com a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), já que seu pai, José Mendes Campos, foi presidente do Conselho Central de Barbacena (MG).
Isabel Cristina foi beatificada em 10 de dezembro de 2022, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), em uma celebração que reuniu cerca de 10 mil fiéis. O momento histórico contou com a presença de diversos vicentinos de todo o Brasil, representados pelo Conselho Nacional do Brasil (CNB) e por jovens das sete regiões do país. A missa solene foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP).
Na ocasião, o Papa Francisco escreveu palavras que marcaram profundamente a vida da Igreja no Brasil: “A venerável serva de Deus Isabel Cristina, fiel leiga, mártir, alegre testemunha da caridade, evangeliza pelos enfermos por amor de Cristo. Até a efusão do sangue, defendeu sua virgindade e dignidade. Seja invocada de agora em diante com o nome de Beata Isabel Cristina e possa ser celebrada no dia 01º de setembro, dia em que ela nasceu para o céu.”
Vicentinos de todo o país acompanham a beatificação de Isabel Cristina
Nascida em 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG), Isabel Cristina sonhava em ser pediatra e ajudar crianças carentes. Mudou-se para Juiz de Fora em 1982, onde se preparava para o vestibular de Medicina. Porém, aos 20 anos, foi brutalmente assassinada ao resistir a uma tentativa de violência, tornando-se mártir da fé e da dignidade humana.
O coordenador da Comissão de Jovens do CNB, Geyson Tôrres de Lima, recorda que a beatificação foi um momento inesquecível para a juventude vicentina: “É um exemplo para nos motivar a buscarmos sempre mais a santificação. É uma jovem próxima de nós, que viveu há poucos anos, com sonhos e desafios semelhantes aos nossos. Isso nos mostra que a santidade é possível para todos. Temos uma beata jovem, vicentina, brasileira e próxima de nós.”
O quadro apresentado durante a beatificação traz elementos que revelam a espiritualidade de Isabel Cristina: em sua mão direita, os lírios-brancos, símbolo da pureza; na mão esquerda, um anel-terço, sinal de sua fé em Cristo. Ao fundo, um jardim com quinze rosas representa sua vida virtuosa e as quinze facadas que recebeu em seu martírio.
A vida e o testemunho da Beata Isabel Cristina inspiram especialmente os jovens e as mulheres vicentinas. Sua fidelidade a Cristo até o fim nos recorda que a santidade não é algo distante, mas está presente no cotidiano, nas escolhas de cada dia, no serviço aos pobres e na vivência do Evangelho com coragem e amor.
Neste 1º de setembro, ao celebrarmos o Dia da Beata Isabel Cristina, somos convidados a seguir seu exemplo de fé, entrega e coragem, pedindo sua intercessão para que todos os vicentinos e vicentinas vivam com fidelidade o carisma de São Vicente de Paulo.
Ouça o Hino da Beata Isabel Cristina.
“Aô, trem bão!”: Missão Jovem em Anápolis/GO anima Região V
Com o bordão característico “Aô, trem bão!”, o encontro reuniu 37 jovens em uma experiência marcada por espiritualidade, caridade e muita animação vicentina.
Pier Giorgio Frassati é canonizado em Roma: um santo jovem e vicentino para a Igreja de hoje
Canonização acontece junto à de Carlo Acutis, em celebração presidida pelo Papa Leão XIV
Juventude Vicentina realiza Missão Jovem da Região 4 em Indaiatuba/SP
Encontro fortaleceu o carisma vicentino e levou esperança às comunidades locais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.