Entre os dias 12 a 14 de setembro, a cidade de Anápolis/GO foi palco da segunda edição da Missão Jovem da Região V da SSVP Brasil. Com o bordão característico “Aô, trem bão!”, o encontro reuniu 37 jovens de diferentes cidades e paróquias, em uma experiência marcada por espiritualidade, caridade e muita animação vicentina.
1/6






Segundo o coordenador regional da juventude, confrade Rafael Castro de Oliveira, a motivação principal foi dupla: recrutar novos membros e revigorar a chama missionária dos vicentinos da região.
“A missão regional foi uma resposta concreta ao chamado de servir com mais entusiasmo, envolvendo especialmente a juventude vicentina na construção de uma rede de caridade cada vez mais viva, atuante e esperançosa”, destacou Rafael.
O planejamento começou logo após a primeira edição, realizada em Goiânia, em março de 2024, com o apoio das Comissões de Jovens dos Conselhos Metropolitanos da Região V, do Conselho Metropolitano de Anápolis – que sediou a missão sob a liderança de seu presidente, confrade Wolguinei Santiago – além do Conselho Nacional do Brasil (CNB) e do clero local, representado pelo bispo coadjutor Dom Valdemar e padres das paróquias da cidade.
A Missão Jovem começou na sexta-feira com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Valdemar, que enviou os jovens em missão com palavras de incentivo e esperança. O sábado foi repleto de atividades:
À noite, os jovens partilharam experiências em círculo, viveram a fraternidade em uma animada “noite de massas” e fortaleceram os laços de amizade em jogos e dinâmicas. O encerramento, no domingo, reuniu todos em Missa e em uma dinâmica simbólica, reforçando que o verdadeiro tesouro do missionário está na fé, no amor e no desejo de servir.
Entre os resultados da missão, o reencontro com vicentinos afastados, o despertar de novos interessados em ingressar na SSVP e, sobretudo, a transformação pessoal dos missionários foi o que mais se destacou.
“Eles chegaram inseguros, alguns tímidos, mas voltaram para casa com corações renovados, fé fortalecida e a chama missionária mais viva do que nunca”, afirmou Rafael Castro.
O impacto também foi sentido pela comunidade local, que recebeu os jovens com alegria e esperança. O presidente do Conselho Metropolitano de Anápolis, confrade Wolguinei Santiago, destacou que a missão será um marco para os setores visitados:
“Com certeza esta Missão irá agregar muito: primeiro aos próprios jovens e depois às Conferências que receberão os frutos destas visitas. Nossa expectativa é de que a médio prazo, as conferências dos setores visitados possam acolher novas pessoas, interessadas em conhecer o Carisma Vicentino e fortalecer aquelas Conferências cujos membros estavam afastados que também receberam a visita motivadora dos jovens missionários!”
Depoimentos que emocionam
O confrade Lucas Barbosa, da Conferência São Domingos Sávio, testemunhou a experiência como um divisor de águas em sua caminhada vicentina:
“Para mim, a missão pode ser resumida em uma palavra: aprendizagem. Fui com o coração aberto para aprender a evangelizar, a conviver e a partilhar. Essa missão acendeu em mim uma chama de esperança e me mostrou que, de fato, foi um ‘trem bão’ demais.”
Para Rafael Castro, a missão reflete o mesmo ardor missionário que inspirou o jovem Antônio Frederico Ozanam e seus amigos na fundação da SSVP há 192 anos.
“Vejo, com alegria, que a Região V está experimentando um verdadeiro avanço missionário, com uma juventude cada vez mais engajada e disposta a levar adiante o carisma vicentino”, celebrou.
A expressão “Aô, trem bão!”, escolhida como título da missão, sintetizou o espírito vivido pelos jovens: alegria, partilha e identidade regional. Mais que um bordão, tornou-se símbolo de unidade e orgulho vicentino.
Com esse entusiasmo, a Missão Jovem da Região V não se encerra em Anápolis: ela continua em cada Conferência, em cada gesto de caridade e no compromisso renovado de uma juventude que segue viva, firme e esperançosa no serviço a Cristo na pessoa dos pobres.
Dia D das CCAs da Região 5 arrecada mais de 30 mil fraldas geriátricas
Durante dois meses, crianças e adolescentes dos Conselhos Metropolitanos da Região fizeram as arrecadações e a terceira edição do evento bateu recorde
Pier Giorgio Frassati é canonizado em Roma: um santo jovem e vicentino para a Igreja de hoje
Canonização acontece junto à de Carlo Acutis, em celebração presidida pelo Papa Leão XIV
Juventude Vicentina realiza Missão Jovem da Região 4 em Indaiatuba/SP
Encontro fortaleceu o carisma vicentino e levou esperança às comunidades locais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.