Código Personalizado
Seu Site
CJ - Comissão de Jovens

Vaticano responde cartas da juventude vicentina do Brasil em favor da canonização de Ozanam

O CNB recebeu na última sexta-feira, dia 16, uma correspondência da Secretaria de Estado do Vaticano em resposta às cartas enviadas por jovens vicentinos de todo o país

Escrito por Redação SSVP

20 JAN 2026 - 09H00

O Conselho Nacional do Brasil (CNB) recebeu oficialmente na última sexta-feira, dia 16, uma correspondência da Secretaria de Estado do Vaticano em resposta às cartas enviadas por jovens vicentinos de todo o país, que manifestaram à Santa Sé sua fé, seu testemunho de caridade e o pedido para que o processo de canonização do Beato Antônio Frederico Ozanam seja acompanhado com atenção pela Igreja.

O retorno confirma que a iniciativa da juventude chegou às instâncias competentes do Vaticano e foi acolhida, tornando-se um sinal concreto de comunhão, esperança e incentivo para toda a Sociedade de São Vicente de Paulo(SSVP) no Brasil.

A mobilização teve início ao longo do ano passado, a partir de um chamado feito pela Comissão Nacional de Jovens à juventude vicentina para que cada jovem escrevesse, de forma pessoal e livre, uma carta ao Santo Padre e à Santa Sé. A proposta não era apenas reunir assinaturas ou formular um pedido coletivo, mas permitir que cada carta carregasse a história, a fé e a experiência concreta de quem vive o carisma vicentino no dia a dia.

Assim, centenas de jovens, espalhados por todas as regiões do país, colocaram no papel relatos de encontros com Cristo por meio da caridade, experiências de serviço aos Pobres, testemunhos de graças alcançadas e até mesmo relatos de milagres atribuídos à intercessão do Beato Antônio Frederico Ozanam. As cartas também expressaram, de maneira respeitosa e confiante, o desejo de que o processo de canonização — iniciado há mais de um século — pudesse ser novamente olhado com atenção pelos organismos competentes da Igreja.

À época Coordenador Nacional da Juventude Vicentina, Geyson Tôrres acompanhou de perto todo o processo de mobilização. “Há momentos na vida em que o coração transborda e as palavras já não são apenas palavras, tornam-se oração, entrega e confiança. Assim foi o movimento vivido pela Juventude Vicentina do Brasil no último ano, quando centenas de jovens, espalhados por todo o país, decidiram escrever cartas ao Santo Padre e à Santa Sé pela canonização de Ozanam”, recorda.

Segundo ele, cada carta era única, refletindo a realidade de jovens leigos, muitos universitários, que encontram em Ozanam um modelo possível e concreto de santidade para o tempo presente. Mais do que um pedido formal, tratava-se de um clamor filial, cheio de amor à Igreja e fidelidade ao seu discernimento.

Após meses de mobilização, organização e recolhimento das correspondências, todo o material foi reunido pela Comissão Nacional de Jovens. As cartas foram levadas a Roma, durante a peregrinação do Jubileu dos Jovens (de 28 de julho a 3 de agosto), quando, de forma discreta e respeitosa, foram protocoladas pessoalmente no Dicastério para a Comunicação do Vaticano. “Foi um gesto silencioso, mas cheio de esperança, entregar à Igreja as vozes, os sonhos e a fé da juventude vicentina do Brasil”, recorda Geyson.

A correspondência recebida, enviada pela Secretaria de Estado do Vaticano e datada de dezembro do ano passado, manifesta o acolhimento da iniciativa da Juventude Vicentina do Brasil e reconhece o envio das cartas dirigidas à Santa Sé. De forma respeitosa e institucional, o documento confirma que o conteúdo foi devidamente recebido e encaminhado aos organismos competentes, ressaltando a comunhão da juventude vicentina com a Igreja e valorizando o testemunho de fé, caridade e compromisso eclesial expresso pelos jovens. A carta é entendida como um sinal de atenção e escuta por parte da Santa Sé, reforçando que o caminho trilhado pela Juventude Vicentina se dá em sintonia com o discernimento e os tempos da Igreja.

O recebimento da resposta do Vaticano foi acolhido com grande alegria pela juventude Vicentina. Para a atual Coordenadora Nacional, Ana Cláudia Prado, o retorno representa um marco importante para a caminhada do movimento. “É uma alegria muito grande saber que uma iniciativa da juventude chegou nas mãos do Santo Padre e, ainda, tivemos sua resposta. Essa carta é para nós um grande sinal de que estamos no caminho certo e um verdadeiro impulso para continuarmos nossa missão com ainda mais amor e dedicação.”

Ana Cláudia destaca que o retorno fortalece a fé e renova o compromisso missionário da juventude vicentina. “Que essa resposta reacenda em cada um de nós a motivação para servir, fortalecer nossa fé e renovar nosso compromisso com os mais necessitados. Sigamos firmes, com coragem e esperança, dando continuidade ao precioso legado de Ozanam, que nos inspira a viver a caridade de forma concreta e transformadora.”

A coordenadora também reforça a esperança que permanece viva entre os jovens. “Renovamos também nossa esperança de que, em breve, veremos a tão sonhada canonização de Ozanam. Por isso, sigamos unidos e perseverantes nessa causa. O retorno da Secretaria de Estado do Vaticano é recebido como um sinal de acolhida e estímulo para que continuemos nossa missão, testemunhando com fidelidade o carisma do Beato Antônio Frederico Ozanam e reafirmando nosso compromisso de servir a Cristo na pessoa dos Pobres, com amor, coragem e esperança”, finaliza.

Confira a carta na íntegra.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação SSVP, em CJ - Comissão de Jovens

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.