O mundo inteiro celebra nesta terça (4) o Dia Internacional do Jovem Vicentino. A data foi instituída pelo Conselho Geral e começa a ser comemorada a partir deste ano. A escolha do dia se justifica porque também recorda-se em 4 de julho a memória litúrgica do bem-aventurado confrade Pedro Jorge Frassati, considerado pelo papa João Paulo II como um modelo para a juventude que ama a Jesus e os Pobres.

A participação juvenil na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) está relacionada às origens da instituição, criada por jovens na França. Hoje, eles ainda são protagonistas do movimento de caridade, militando contra as pobrezas ao lado de adultos, idosos e crianças.

A proposta é de que o Dia Internacional da Juventude Vicentina seja comemorado por meio de oração, confraternização, atividade de recrutamento, dentre outras.

A equipe de jornalismo do site SSVPBRASIL entrevistou três atuantes jovens vicentinos brasileiros. Nos depoimentos, eles comentam sobre a alegria de servir aos Pobres nas condições de confrades e consócias.

“(…) com minhas ações, posso mudar a vida de meu semelhante”

Consócia Francisca Joelma
Consócia Francisca Joelma

A consócia Francisca Joelma Silva Andrade ingressou na SSVP com 14 anos. Ela atualmente tem 21 e, nesses sete anos dedicados aos Pobres, aprendeu que sendo vicentina pode fazer a diferença na sociedade. “O que me motiva a ser consócia é ver que com as minhas ações, eu posso mudar a vida do meu semelhante, meu irmão… E sonhar que, um dia, o assistido possa ‘caminhar com as próprias pernas’ (ser promovido)”, explica Francisca, membro da Conferência São Sebastião, na área do Conselho Metropolitano de Fortaleza (CE).

Para o consócia, os jovens devem empenhar-se em divulgar o carisma vicentino, motivando que outras pessoas se interessem em participar da SSVP. “Nós precisamos mostrar ao mundo o verdadeiro significado da palavra caridade. Não dando lições de moral e, sim, fazendo e divulgando o nosso trabalho, que é por sinal o mais motivante! Pois, quando o nosso trabalho é visto de perto, as pessoas começam a se interessar pela SSVP”.

“(…) em cada visita feita, seguimos os passos de Jesus”

Consócia Larissa Meireles
Consócia Larissa Meireles

A passagem bíblica ‘Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a mim que o fazeis’ (Mt 25,42) tem sido a motivação da biomédica Larissa Ribeiro Meireles (26) para servir dentro da SSVP. Ela é membro da Conferência Santa Clara, na área do Conselho Metropolitano de Uberaba (MG), e afirma: “ser jovem vicentina é ver a felicidade de quem recebe uma ajuda ou uma palavra amiga quando não se tinha mais esperança. É ver as lágrimas caírem de emoção quando se é promovido. É pensar que, em cada visita feita, seguimos os passos de Jesus e ficamos mais próximos de nosso maior intuito, que é de nos tornarmos santos”.

Aos jovens que desejam ingressar na instituição, a consócia dá um conselho. “Os jovens precisam ter sempre a sensibilidade no olhar ao próximo, ter o espírito de caridade em seus corações, e estar em comum união com Deus para, assim, serem conduzidos por meio do Espírito Santo de modo a evangelizar, com intuito de construírem uma sociedade mais justa”. 

“jovem que que ainda não experimentou a graça de pertencer à família vicentina, não perca tempo, junte-se a nós”

Confrade Alberto Pires
Confrade Alberto Pires

Na área do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (MG), o confrade Alberto Nazaré Pires dedicou quase metade da vida dele à SSVP. Ele tem 25 anos e é vicentino há 12, membro da Conferência São Miguel Arcanjo.

O confrade é um apaixonado pela instituição e não se cansa de divulgá-la para que outros jovens também sejam felizes tornando-se vicentinos. Durante a entrevista, ele já fez um convite: “jovem que ainda não experimentou a graça de pertencer à família vicentina, não perca tempo, junte-se a nós, e viva uma experiência extraordinária de ser jovem e luz na sociedade onde vivemos”.

Alberto conta é possível fazer todas as atividades inerentes da juventude, a exemplo de estudar, trabalhar e se divertir, conciliando com as ações vicentinas. “Estar dentro da SSVP me faz mais feliz, porque tenho condições de fazer todas as atividades rotineiras de um jovem, mas com um olhar diferenciado, enriquecido em graça e sabedoria. Posso ajudar alguém e contribuir para a construção de um mundo mais justo e solidário”.

Se você é jovem e quer participar da SSVP, busque informações na sua Paróquia sobre a Conferência mais próxima.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY