Resultados do X Encontro Nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes da SSVP

0
2208
Palestra da presidente nacional no Encontro teve o título: CCA, o berço vicentino

Bons frutos! Assim poderíamos definir o resultado o X Encontro Nacional para Coordenadores de Conferências de Crianças e Adolescentes da Sociedade de São Vicente de Paulo, ocorrido entre 17 e 19 de fevereiro de 2017, na Casa de Retiros da Comunidade Obra de Maria, em Recife (PE).

Foto oficial do X Encontro Nacional de CCAs
Foto oficial do X Encontro Nacional de CCAs

Cerca de 85 pessoas, representantes de 31 Conselhos Metropolitanos da SSVP, em sua maioria coordenadores de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs), estiveram presentes para refletir sobre o tema: “semear, plantar e colher”.

As palestras de formação foram realizadas pela consócia Andreza Bersi, coordenadora nacional de CCAs, pelo padre Alexandre Nahass, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil da SSVP, pela consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo, presidente nacional da SSVP e pelo confrade Willian Alves, responsável internacional da SSVP para Juventude, Crianças e Adolescentes.

Em síntese, os principais temas foram a importância das CCAs para a propagação dos valores católicos e vicentinos entre as crianças, sobretudo em um mundo onde predomina o relativismo; a necessidade de os orientadores zelarem pelo Carisma Vicentino de cuidado com os pobres, garantindo que ele seja transmitido às futuras gerações; e a postura da liderança desses orientadores, que devem ser proativos e criativos para atrair as crianças e os adolescentes para a caminhada vicentina.

Apostila da CCA: Contra as pobrezas, agir juntos
Apostila da CCA: Contra as pobrezas, agir juntos

Foi lançada também a Apostila da CCA para o tema “Contra as pobrezas, agir juntos”. A ideia, segundo a consócia Andeza, é que o material possa chegar a cada orientador e que também seja transformado em revistinha para que os membros de CCAs possam ler e aprender melhor sobre o assunto. Em breve a apostila estará disponibilizada no site do Conselho Nacinalo do Brasil da SSVP (www.ssvpbrasil.org.br).

Os participantes também aprenderam formatos de gincanas e dinâmicas que poderão ser usados nas bases. A ideia é que as novidades sejam repassadas em todos os Conselhos Metropolitanos até atingir as CCAs.

Santíssima Trindade
Momento de espiritualidade

A Santa Missa, celebrada pelo padre Alexandre, foi um momento oportuno para o encontro dos participantes com Jesus Eucarístico. O Encontro Nacional também teve outros momentos de espiritualidade. Em um deles foi representada a Santíssima Trindade que acolhe um pobre. Essa mesma imagem, aliás, está representada na camiseta oficial da Romaria dos Vicentinos a Aparecida.

Todos os papeis usados do evento eram recicláveis, uma ação concreta em consonância com a Campanha da Fraternidade de 2017 (cuidado com o meio ambiente), e um copo foi distribuído para cada participante, para que fosse usado durante todo o encontro. Nesse copo também havia um adesivo representando um assistido. Ao final do evento, todos refletiram sobre como tinham cuidado daquele copo: com atenção ou com falta de responsabilidade.

Na festa de confraternização, muita música pernambucana, especialmente o frevo. Os participantes vestiram fantasias infantis e degustaram comidas típicas de todo o Brasil, levadas por cada um dos Conselhos Metropolitanos.

Orquestra Dom de Deus
Orquestra Dom de Deus

O evento teve ainda a apresentação da Orquestra Dom de Deus, um projeto social de Pernambuco, formado por crianças e financiado com recursos do Conselho Nacional do Brasil da SSVP.

Anfitriã do evento, a presidente do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife da SSVP, consócia Sônia Cavalcanti, agradeceu muito a participação e o interesse de todos os presentes ao encontro e disse que a temporada de Encontros Nacionais da SSVP em 2017 foi aberta com chave de ouro.

A Coordenação Nacional de CCAs, com representantes das sete regiões da SSVP, também recebeu uma homenagem de todos os participantes, que elogiaram a organização do evento e disseram que ele será uma referência para o trabalho nas bases.

Fonte: da Redação do SSVP Brasil

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY