Código Personalizado
Seu Site
Presidência

Presidente Bete toma posse com lema sobre servir com amor, zelo e amizade

Missa e cerimônia de posse foram realizadas no dia 4, no Rio de Janeiro, com a presença de centenas de vicentinos de todo país e representantes do CGI

Escrito por Marina Prado

07 JAN 2026 - 12H00 (Atualizada em 07 JAN 2026 - 17H50)

 A Basílica da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro/RJ, ficou pequena para a posse da nova diretoria do CNB (Conselho Nacional do Brasil), presidido por Elisabete Maria de Castro, a Bete, na manhã do domingo, dia 4. Mais de quatro centenas de vicentinos e convidados de todas as partes do país e do mundo deixaram corredores e todos os espaços disponíveis cheios, num momento de fé, adoração e renovação do carisma. A celebração teve um tom para lá de especial sendo presidida pelo Assessor Espiritual do Conselho Nacional, Padre Allan Júnio.

Comitivas do Brasil inteiro viajaram por horas e até a noite inteira para chegar ao Rio de Janeiro para o evento. Só de Juiz de Fora/MG, cidade da presidente, foram dois ônibus lotados! Pelo Conselho Geral Internacional (CGI) participaram o 1º Vice-Presidente Geral, Sebastian Gramajo; o Presidente do Conselho Nacional dos Estados Unidos, John Berry e o Vice-presidente Internacional para a Estrutura e Projetos Especiais, Julio Lima.

Conheça a história de Bete, clicando aqui. 


Basílica da Imaculada Conceição ficou pequena para tantos vicentinos


Cerimônia de Posse

Logo após a missa, os vicentinos e convidados tomaram conta do auditório do Colégio da Imaculada Conceição, para uma cerimônia bem ao estilo da SSVP: recheada de felicidade, devoção e emoção.

E se sete amigos se reuniram há quase dois séculos para formar essa Rede de Caridade, que é a SSVP, a cerimônia de posse foi uma prova viva de que aqui no Brasil a amizade é um dos pilares que a mantém viva e em crescimento.

O Presidente que deixava o posto, Márcio José da Silva, fez um discurso emocionado, de agradecimento pelos seus quatro anos à frente do Conselho e desejou o melhor para a nova Diretoria. “Foram anos intensos, marcados por momentos de discernimento, por dificuldades que nos exigiram coragem e humildade, mas também por conquistas que nos encheram de esperança e reafirmaram a força do nosso carisma vicentino. Em todos esses momentos, senti claramente a mão de Deus conduzindo o caminho, iluminando as escolhas e sustentando a missão”, disse, para logo em seguida agradecer à sua Diretoria, Presidentes dos Conselhos Metropolitanos, sua Conferência Santo Antônio, colabores do CNB e vicentinos do país inteiro.

Ao falar de sua amiga e sucessora Bete, e de sua Diretoria, Márcio explicou: “Encerramos este ciclo com a serenidade de uma transição de mandato tranquila, responsável e comprometida com a continuidade da missão da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil. Isso é sinal de maturidade institucional, de comunhão fraterna e de fidelidade ao carisma deixado por nossos fundadores. A continuidade é sinal de que a obra é maior do que qualquer pessoa ou mandato. Desejo, de coração, pleno êxito ao mandato da Consócia Elisabete e de toda a nova Diretoria. Que o Espírito Santo os ilumine, fortaleça e conduza, para que o Conselho Nacional do Brasil siga firme, unido e fiel ao chamado de servir Cristo nos Pobres.”

(Leia o discurso na íntegra, clicando aqui)

Em sua despedida, Márcio foi homenageado com um discurso de seu 5º Vice-presidente, Willian Alves, e recebeu uma imagem de Santa Catarina Labouré, Santa de sua devoção, entregues pelas integrantes de sua Diretoria, Fabiana de Oliveira (Vice-presidente da Região 3) e Beatriz Cristino (Comissão de Jovens para a Região 7).



Logo em seguida, Bete entrou no auditório conduzida pelo seu irmão Sevanir José de Souza Junior, sob aplausos calorosos dos presentes, que ainda gritavam seu nome, em um momento ímpar de emoção.

Nem bem chegou ao palco para compor o espaço oficial, Bete recebeu das mãos de Márcio e da gerente administrativa do CNB, Ester de Pádua, o quadro com imagem de sua santa de devoção, Santa Teresinha. “É para você colocar no seu quarto na sede do CNB, onde você irá recarregar suas energias”, explicou Márcio.

Bete chamou um a um os membros de sua Diretoria (acompanhe a apresentação deles nas próximas matérias) para compor o espaço e juntos proclamarem o termo de compromisso da diretoria e do Conselho Fiscal.


Brasil: esperança da SSVP

Representando o CGI, o 1º Vice-presidente Sebastian Gramajo, fez um discurso espontâneo e extremamente feliz. Visivelmente emocionado, ele destacou o amor dos brasileiros pela SSVP e deu um importante recado à nova Diretoria. “Toda vez que venho ao Brasil, vejo o amor pela SSVP. Somos todos vicentinos e iguais, unidos pelo amor a São Vicente e aos Pobres! As ocupações, por mais importantes que sejam, nunca devem nos fazer esquecermos da amizade. E isso que peço para essa Diretoria!”, disse.

Ele ainda agradeceu Grato a Márcio e a todo CNB, pelos esforços e a relação com o CGI, pela receptividade nas visitas, na Romaria, nas Obras e nos Projetos, como Banho Solidário de Juiz de Fora/MG, pela realização dos Anos Temáticos, além do apoio brasileiro aos países vizinhos.

Sobre a Presidente eleita, Sebastián contou que a conhece há 25 anos, desde 2001. Conheço muito Bete e me emocionei muito!”. Ele ainda deixou um recado especial: “uma vez na Jornada Mundial dos Jovens, estávamos fazendo vigília há dois e chovia muito e esperávamos o Papa. Esperamos porque sabíamos que depois viria o prêmio. Então, sempre depois da chuva podemos esperar que venha um momento feliz, o prêmio! E assim será com vocês. E o prêmio será o sorriso de Deus!”

Sebastián ainda agradeceu Márcio e Bete pelos feitos na causa da santificação de Frederico Ozanam e falou aos vicentinos de todo o Brasil: “Os brasileiros são a esperança da SSVP no mundo! Deus abençoa o Brasil com o número de vicentinos e também com o primeiro milagre de Ozanam. E agora com o trabalho e a oração, temos dois milagres e bons milagres. O Brasil é a esperança da SSVP e que Deus abençoe sempre”, finalizou ele, levando as saudações do Conselho Geral Internacional.

Então, Sebástian deu posse à Presidente Bete, sua Diretoria e ao Conselho Fiscal, marcando assim o início da nova gestão do CNB, que irá até 2030.


Visivelmente emocionado, Sebastian deu posse à Bete


Amor, Zelo e Amizade

Empossada, a Presidente Bete fez seu primeiro discurso. Ela contou sua história com a SSVP até chegar à presidência, e afirmou: “Hoje assumo a presidência do Conselho Nacional do Brasil. Não chego aqui sozinha, mas trazendo comigo as experiências, os ensinamentos de cada visita domiciliar, de cada atendimento à população em situação de rua, pois essa é nossa grande missão servir os Pobres.”

Bete anunciou o lema de sua gestão que expressa exatamente aquilo que o grupo acredita e vive como vicentinos: Servir com amor, zelo e amizade: nosso jeito de viver inspirado em Ozanam. “Este lema não é apenas uma frase, mas um compromisso concreto com a essência da SSVP. Amor que acolhe, zelo que cuida e amizade que aproxima valores que Frederico Ozanam viveu e que continuam a inspirar nossa missão hoje.”

Ela ainda destacou a importância da unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo. “Somos uma única SSVP, presente em diferentes realidades, culturas e regiões, mas guiada por um mesmo ideal: servir a Cristo na pessoa dos Pobres. A unidade não significa uniformidade, mas comunhão. É na escuta, no diálogo fraterno e no respeito a nossa hierarquia que fortalecemos a missão vicentina no Brasil. Dentro desse espírito de unidade e corresponsabilidade, reafirmo a importância das nossas estruturas de serviço e animação, que sustentam e fortalecem a missão vicentina em todo o Brasil. Tudo isso, porém, só faz sentido se estiver enraizado em uma espiritualidade vicentina viva, profunda e encarnada no espírito primitivo dos nossos sete fundadores”, defendeu.

A Presidente ainda conclamou os vicentinos de todo o país a “caminharmos juntos, com espírito fraterno, zelo missionário e fidelidade ao carisma vicentino. Que nossas ações sejam sempre iluminadas pela caridade, pela justiça e pela esperança, vivendo o legado de Ozanam em cada gesto concreto de serviço.”

E finalizou pedindo: “Que São Vicente de Paulo, o Bem-aventurado Frederico Ozanam e todos os santos vicentinos intercedam por nossa missão. E que Deus nos conceda sabedoria, discernimento e coragem para servir com amor, zelo e amizade, fortalecendo a unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil. E sempre rogando à Santíssima Virgem Maria que nos ensine sempre a dizer o ‘SIM’ para o serviço dedicado aos Pobres”.

(Leia o discurso na íntegra clicando aqui)


Bete destaca a importância do amor, zelo, amizade e unidade


Sabedoria

O pedido de Bete de sabedoria a Deus foi endossado pela Presidente do Conselho Metropolitano de Pouso Alegre, Roselange dos Santos Galdino, a Rose, que falou representando todos os CMs do país. “Para Bete quero pedir apenas sabedoria. Assim, você vai conseguir pedir para quem deve, ouvir antes de falar, conduzir. Peço apenas sabedoria para governar esse gigante que é o CNB ! Estamos cuidando da ferida da miséria no nosso país e Ozanam pede cuidado com os Pobres que lutam contra a miséria e são sofredores. Desejo que consiga avançar com essa Diretoria ainda mais nos Projetos Sociais, e sei que vai, porque é vicentina da base, missionária de alma, dinâmica e organizada! Peço que saia apressadamente ao encontro do que sofre! Apressadamente e não apressada. E que todos nós possamos fazer o melhor nos CMs para que o Nacional leve a SSVP onde ela deve estar: no mundo”, disse.

Rose ainda agradeceu o presidente Márcio pelo zelo e amor com as coisas da sociedade, sempre cuidando da estrutura dos Pobres. “Você é amor que nos impulsiona para fazer mais e melhor! Vejo em você a voz de Ozanam para nos levar adiante sem parar! É um gigante lutando pela caridade!”


Rose afirma que sabedoria deve conduzir nova Diretoria


Exemplo de liderança

Representando os presidentes dos Conselhos Nacionais do mundo, o Presidente dos Estados Unidos, John Berry, destacou o Brasil como um exemplo no quesito de líderes vicentinos, destacando que isso se mostrou pela transição entre Márcio e Bete, e pela presença dos Presidentes do CNB de 2001-2005, Carlos Henrique David, o Kaike, e de 2017-2022, Cristian Reis da Luz. “É muito lindo de ver isso”, disse.

Ele ainda afirmou que “Não somos a SSVP dos Estados Unidos, da Argentina, do Brasil. Não somos a SSVP de um país, somos a sociedade de Deus criada para apoiar os Pobres e esse é nosso chamado! Somos servidores de Deus, todos os vicentinos são! A SSVP dos Estados Unidos e do Brasil são amigas e estamos muito felizes em servir ao seu lado, Elisabete.”

A nova presidente recebeu uma mensagem do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orari Tempesta, que lhe assegurou preces pela nova missão de Bete e da Diretoria em favor da SSVP e dos mais Pobres, confiando ao Senhor os trabalhos do Conselho, sob suas bênçãos.

Bete ainda recebeu felicitações de representantes da SSVP de vários países, lhe desejando sucesso e um mandato abençoado: Escócia, Ibéria, Japão, Ilhas Salomão, Tanzânia, Sudão do Sul, Terra Santa – Palestina, Índia, Uganda, Angola, França, Hungria, Granada, Alemanha, Vanuatu, Argentina, Bolívia, Paraguai, Equador e Peru.

Após a leitura da ata da posse, a cerimônia foi encerrada. 


Presidente do Conselho Nacional dos EUA ressaltou que a SSVP é uma só, independe do país





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marina Prado, em Presidência

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.