Em homenagem à SSVP, Presidente-Geral nos convida a rezar um Pai Nosso dia 23 de abril, às 20h
Há 188 anos, no dia 23 de abril de 1833, um grupo de leigos franceses católicos, devotos e visionários, reuniu-se para fundar a primeira “Conferência de Caridade”, anos depois conhecida como “Sociedade de São Vicente de Paulo”.
O que motivou aqueles homens de fé foi a prática da caridade, a santificação pessoal, o serviço desinteressado, a amizade entre eles e o ideal pela construção de um mundo mais justo, baseado nos valores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A “fundação colegiada” e a criação da Regra foram e são os pilares que mantêm a SSVP unida e fortalecida, até os dias de hoje.
Em poucos anos, a entidade nascente crescia rapidamente dentro da França, vindo a atingir outros países da Europa e do mundo. Atualmente, a SSVP está presente em 152 territórios, reunindo 800.000 membros e mais de 1,5 milhão de voluntários, ajudando a 30 milhões de pessoas por ano. Aquela primeira Conferência (Saint-Étienne-du-Mont) multiplicou-se em 50.000 novas “comunidades de fé e de serviço”: um verdadeiro milagre de Deus.
Todos nós, vicentinos do Século XXI, especialmente em tempos de pandemia, precisamos estar conscientes de que o trabalho que realizamos, embora discreto, é muito efetivo e tem gerado inúmeros frutos para as pessoas socorridas. São incontáveis os benefícios – materiais e espirituais – proporcionados a milhões de seres humanos necessitados, que contam com a mão amiga vicentina para continuar a superar os desafios da vida. Durante a pandemia, a mão amiga dos vicentinos torna-se muito mais relevante, tendo em vista que a crise sanitária global ampliou a pobreza, o desemprego e desesperança.
Antes de concluir, recordemos, também, as consócias e os confrades já falecidos nestes 188 anos de existência da SSVP. Lembramo-nos respeitosamente da sua memória, e a eles dirigimos uma oração amorosa. Nossos predecessores já se encontram na Casa do Pai fazem parte da “Conferência Celestial”, e continuam intercedendo por nós, aqui na Terra. É por isso que nossa SSVP pode ser considerada uma verdadeira “escola de santidade”, uma vez que já temos cerca de 50 membros em processos de canonização em diferentes etapas, entre eles o bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam.
Solicito amorosamente a todos que, às 20h (hora de fundação da “Conferência de Caridade”) do dia 23 de abril de 2021 (próxima sexta-feira), onde quer que vocês estejam (em casa, na paróquia, no trânsito, no trabalho, etc), interrompam o que estão a fazer e rezem um Pai-Nosso pela nossa querida SSVP. Parabéns a todos os vicentinos do mundo. Viva a SSVP!
Confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral
Fonte: SSVP Global
A Herança Vicentina de um Papa Santo: São João Paulo II e a SSVP
Dia de São João Paulo II: o Papa confrade que levou o carisma vicentino ao mundo
Denor: o guardião da organização e da transparência na SSVP
Departamento de Normatização e Orientação garante que as ações vicentinas aconteçam com unidade, responsabilidade e fidelidade à Regra
Mês Missionário: o impulso vicentino que fortalece o Brasil 100% Vicentino
Em sintonia com o Mês Missionário da Igreja, a SSVP Brasil celebra o avanço das ações missionárias que têm revitalizado comunidades, fundado novas Conferências e levado o carisma vicentino a todos os cantos do país
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.