O Dia Mundial das Missões é celebrado neste domingo 22. Em comemoração à data, a coordenadora nacional do Departamento Missionário da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), consócia Margarete Santos, divulga mensagem de motivação aos membros (CONFIRA A SEGUIR).
O Papa Francisco também publicou um texto sobre o assunto. Nele, o Sumo Pontífice propôs a seguinte reflexão. “Este Dia nos convida a refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã. De fato a Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo, não passando duma associação entre muitas outras, que rapidamente veria exaurir-se a sua finalidade e desapareceria. Por isso, somos convidados a interrogar-nos sobre algumas questões que tocam a própria identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem sobretudo os inocentes”.
Queridos missionários,
Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros lugares, ficar dias e dias fora de casa, mas é a difícil viagem de sair de si e ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do necessitado.
Ser missionário exige de mim, de você, de todos nós uma abertura constante e pessoal para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.
Jesus, o primeiro e maior evangelizador, é que nos envia a anunciar o Evangelho de Deus Pai, com a força do Espírito Santo. Somos Missão, somos evangelizadores, somos Igreja, somos SSVP!
A SSVP tem a missão do cuidar. Somos chamados a cuidar dos prediletos do Pai, pois a SSVP é por sua natureza missionária. Somos missionários desde quando aceitamos o chamado de Jesus Cristo, e nos propomos a fazer a diferença, servindo a Jesus Cristo na pessoa do Pobre.
A SSVP necessita encantar-se a cada dia pelo nosso trabalho de serviço e caridade. Somente assim, com vivência e vocação, é que teremos uma SSVP, de fato, missionária.
Quando ingressamos na SSVP somos atraídos por esta característica de missão, de deslocamento. É esperado que todos os membros saibam claramente a essência missionária que existe na SSVP. Nossa tarefa semanal é visitar quem permite que adentremos na vida dele, desta forma, reafirmamos nossa missionariedade.
Consócia Margarete Santos
Coordenadora nacional do Departamento Missionário
Brasil marca presença na Assembleia Geral do CGl
Comitiva brasileira esteve na África do Sul
Rosa Mística na SSVP: a devoção que floresce em nomes, orações e histórias
No dia dedicado à padroeira da Região 2, conheça a origem da devoção à Nossa Senhora da Rosa Mística e descubra quantas unidades vicentinas carregam esse nome inspirado na fé
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência: entenda como funciona o benefício
Saiba quem tem direito, quais os tipos de aposentadoria disponíveis e como solicitar o benefício com segurança
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.