Com a chegada do mês de junho, uma cor ganha destaque em todo o país: o vermelho. Trata-se da campanha Junho Vermelho, dedicada à conscientização sobre a importância da doação de sangue, um ato simples que pode salvar até quatro vidas de uma só vez.
A iniciativa surgiu em 2015 e ganhou força por coincidir com o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, em homenagem ao cientista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos. A data também alerta para um desafio recorrente: a queda nos estoques de sangue durante o inverno, quando as doações diminuem por conta das baixas temperaturas, doenças respiratórias e férias escolares.
A doação de sangue é essencial para o funcionamento do sistema de saúde, pois abastece hospitais e unidades de saúde que realizam cirurgias, tratamentos de câncer, transplantes, atendimentos de emergência e partos. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, somente 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, quando o ideal seria pelo menos 3%.
Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue é separado em diferentes componentes: plaquetas, hemácias, plasma e crioprecipitado. Em poucos minutos, o doador contribui diretamente para salvar vidas, oferecendo um gesto concreto de solidariedade.
Para ser doador de sangue, é necessário:
Os homens podem doar a cada 60 dias (até quatro vezes por ano) e as mulheres, a cada 90 dias (até três vezes por ano). Algumas situações, como gripe, cirurgia recente, tatuagens ou uso de determinados medicamentos podem impedir temporariamente a doação.
O processo é rápido e seguro. Começa com um cadastro, seguido por uma triagem clínica e a verificação dos sinais vitais. A coleta dura cerca de 10 minutos, e após a doação, o doador recebe um lanche e orientação para manter-se hidratado. Em poucos dias, o corpo repõe os líquidos e células doadas.
A SSVP Brasil está presente em todo o país e mantém diversas Santas Casas, hospitais filantrópicos que atendem milhares de pessoas por ano, muitas delas, em situação de vulnerabilidade social. Doações regulares de sangue podem ajudar diretamente essas instituições.
Diante disso, a SSVP Brasil convida todas as Unidades Vicentinas a se engajarem no Junho Vermelho, promovendo campanhas de conscientização e incentivo à doação. Entre as ações sugeridas, estão:
Se doar sangue já é um ato de empatia, fazê-lo como parte da missão vicentina é um verdadeiro testemunho de fé e caridade. Ao estender a mão a quem precisa, os vicentinos renovam o compromisso com a vida e com os mais pobres.
Neste Junho Vermelho, vista-se de solidariedade, doe sangue e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo. Uma única doação pode representar a esperança para famílias inteiras.
Para localizar o hemocentro ou unidade de coleta mais próxima, acesse o site do Ministério da Saúde: www.gov.br/saude
Mais informações sobre doação acesse: www.prosangue.sp.gov.br
Por que renovar o Boletim Brasileiro?
Renovar a assinatura é manter viva a conexão entre as bases vicentinas e fortalecer a missão de fé, serviço e comunicação da SSVP Brasil
Novo site da SSVP Brasil está no ar!
Plataforma repaginada traz mais modernidade, interatividade e espaço para os Conselhos Metropolitanos
Corpus Christi: a Eucaristia como Mistério de Amor e Compromisso com a Caridade
Reflexão do assessor espiritual da SSVP Brasil destaca a Eucaristia como fonte de fé e caridade na vida cristã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.