A Assessoria Espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB) segue, na gestão da Presidente Elisabete Maria Castro, a Bete, sob a condução do padre Allan Júnio Ferreira, que assumiu a missão em 2024. A assessoria tem papel fundamental no fortalecimento da espiritualidade, da identidade vicentina e da fidelidade ao carisma, auxiliando a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) a manter viva sua inspiração evangélica no serviço aos Pobres.
Natural de Mariana/MG, nascido em 13 de agosto de 1991 e criado em Ouro Preto/MG, padre Allan viu sua vocação nascer no seio familiar. “Cresci em um ambiente católico e piedoso. Com o testemunho dos meus pais, aprendi a amar as pastorais e movimentos, especialmente os círculos bíblicos e a Pastoral da Juventude, além do compromisso com os conselhos pastorais da minha paróquia de origem”, recorda.
Padre Allan ingressou no seminário da Congregação da Missão em 2017, em Belo Horizonte, iniciando a etapa do Propedêutico. Cursou Filosofia na Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana, e Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Em 2019, entrou no Seminário Interno Lazarista, tornando-se membro admitido da Congregação da Missão. Emitiu os votos perpétuos em 2021, foi ordenado diácono em abril de 2022 e presbítero em 4 de fevereiro de 2023, pelas mãos de Dom Lauro Versiani Barbosa, bispo diocesano de Colatina/ES.
Sua aproximação com a SSVP se deu por meio da vivência pastoral e do acompanhamento espiritual durante o período de formação. “Mesmo sem ter sido membro da SSVP, sempre me encantei com sua espiritualidade e com o compromisso concreto com os Pobres. Lembro de assessorias realizadas por vicentinos durante o meu noviciado e da paixão com que falavam das Conferências, das Obras Unidas e das visitas aos assistidos”, relembra.
A Sociedade também marcou de forma concreta sua trajetória formativa. Durante o seminário, padre Allan foi beneficiado pela bolsa sacerdotal do Conselho Metropolitano de Contagem/MG. “Sou profundamente grato por essa ajuda, que não foi apenas financeira, mas também espiritual. A SSVP fez parte da minha formação e da minha história vocacional”, destaca.
Ao falar sobre o convite de Bete para continuar sua missão como Assessor Espiritual do CNB, Padre Allan expressa alegria e senso de responsabilidade. “Aceitei com gratidão o convite para seguir como assessor espiritual do Conselho Nacional. É a continuidade de um trabalho que ainda está no início e que exige muita entrega. A Assessoria Espiritual é desafiadora, pois antes de tudo é estar revestido do Espírito de Jesus Cristo e do seu Evangelho, para então anunciá-Lo”, afirma.
Ele reforça ainda o caráter partilhado dessa missão. “Conto com a colaboração fraterna dos assessores espirituais dos Conselhos Centrais e Metropolitanos. A Assessoria Espiritual é um dom que precisa ser vivido em comunhão e colocado a serviço de todos”, completa.
Com a continuidade do trabalho da Assessoria Espiritual, o CNB reafirma a centralidade da espiritualidade na vida vicentina, fortalecendo o compromisso de servir aos Pobres com fé, unidade e fidelidade ao Evangelho.
Uma mensagem de Natal - Nasceu para nós o Príncipe da Paz
Amanhã é Natal, Dia do nascimento do Salvador. Para marcar a data, a SSVP Brasil traz uma reflexão do Assessor Espiritual do CNB, Padre Allan Júnio Ferreira.
A Encarnação que nos Chama à Carne dos Pobres: Reflexão do Padre Tito Marega
Uma meditação vicentina sobre o Advento, o Natal e a presença viva de Cristo na vida dos Pobres
Dia Mundial dos Pobres: “Tu és a minha esperança” inspira reflexão sobre justiça, fé e missão vicentina
No Dia Mundial dos Pobres, o Padre Allan Júnior Ferreira, Assessor Espiritual do CNB, aprofunda a mensagem do Papa Leão XIV e recorda que servir os Pobres é uma exigência de justiça e de esperança cristã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.