Entre os dias 25 e 27 de abril de 2025, a cidade de Santa Luzia/MG acolheu cerca de 90 vicentinos de todo o Brasil para o XVI Encontro Nacional da ECAFO (Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam). Realizado na Casa de Retiro e Espiritualidade Recanto Coqueiro D’Água, o evento teve como tema “A caridade e a justiça são filhas do amor, e a caridade abre os caminhos da justiça”, frase de Beato Antônio Frederico Ozanam.
O encontro teve como principal objetivo fortalecer a missão formativa da ECAFO por meio de palestras, dinâmicas em grupo e definições de metas concretas para o futuro da formação vicentina, com ênfase em temas como liderança servidora e Doutrina Social da Igreja. Além disso, um dos grandes focos foi refletir sobre a “Ecafo que temos e a Ecafo que queremos”, buscando soluções para os desafios enfrentados atualmente, como o alcance da formação até a base da SSVP e a necessidade de torná-la mais atrativa.
“Foi realmente um encontro que ficará marcado no coração de cada um”, destacou César Custódio da Silva, Coordenador Nacional da ECAFO e responsável pela organização do evento. “Acreditamos que todos foram saciados com as formações apresentadas e agora aguardamos a aplicação destas em seus respectivos Conselhos. Que possamos ter mais encontros assim. E que a unidade seja sempre constante.”
A espiritualidade também teve seu espaço especial na programação, com momentos conduzidos pelo Padre Allan Júnio Ferreira, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), que provocou reflexões profundas sobre vocação e liderança.
Dentre os encaminhamentos definidos ao final do encontro, destacam-se três metas principais:
Diversos participantes compartilharam a alegria e os frutos colhidos no evento. A vice-presidente da Região 5, Vânia de Fátima Garcia Siebert, de Paracatu/MG, afirmou que o encontro foi “cem por cento rico em conteúdo”, destacando a motivação adquirida para visitar ainda mais unidades vicentinas e incentivar a formação. Já Agnaldo Lúcio Ferreira, coordenador da ECAFO do Conselho Metropolitano (CM) de Barbacena/MG, disse que pretende usar os materiais recebidos para adaptar a formação à realidade local e que o evento foi “muito bem-organizado, com temas importantes e uma espiritualidade muito bem trabalhada”.
De Piedade/SP, o confrade Claudinei José Pereira, coordenador da ECAFO do CM Jundiaí/SP, refletiu sobre a profundidade dos debates e a importância de formar lideranças preparadas: “O Encontro Nacional foi um momento oportuno para avaliarmos o que está sendo feito e o que de fato necessitamos. Será através da formação coerente que poderemos alcançar um maior comprometimento dos nossos confrades e consócias.”
Já a coordenadora da ECAFO, Maria de Fátima Soares Neia Ribeiro, de Goianésia/GO, destacou o quanto aprendeu com as formações e trocas de experiências: “Me senti feliz em conhecer pessoas com a mesma vocação e em poder levar para minha região formas mais eficazes de divulgar e promover os encontros da ECAFO.”
O sucesso do XVI Encontro Nacional da ECAFO é reflexo do trabalho coletivo e do compromisso com a formação vicentina. A equipe nacional da ECAFO, apoiada pela diretoria doCNB e pelas coordenações regionais, celebrou o evento como um passo importante rumo a uma formação mais efetiva, acessível e transformadora.
Como disse o confrade César: “Gratidão por tudo. Sem a participação dos nossos coordenadores e presidentes dos Conselhos Metropolitanos, não teríamos êxito. Deus lhes abençoe!”
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.