Código Personalizado
Seu Site
Ecafo

Ecafo projeta uma formação que encanta, cuida e fortalece o carisma vicentino

Coordenador diz ser essencial resgatar e fortalecer Departamento como o responsável por toda a formação espiritual, humana e técnica das Unidades Vicentinas

Escrito por Marina Prado

17 JAN 2026 - 09H00

A Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam (Ecafo) está sob a coordenação de Willian Dimas da Silva Alves, 35 anos. Profissional da área de Customer Experience, Willian integra a Conferência Dom Bosco, de Jacareí/SP (Conselho Particular Parque Santo Antônio, Conselho Central de Jacareí, Conselho Metropolitano de São José dos Campos/SP).

Com 28 anos de vida vicentina, Willian ingressou na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em 1997 e construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação e o serviço. Ao longo de sua caminhada, exerceu importantes encargos, entre eles: coordenador da Ecafo no Conselho Central, Coordenador de CCA no Conselho Metropolitano, Coordenador de CCA da Região IV, além de ter atuado por sete anos como Coordenador Internacional de Jovens do Conselho Geral Internacional (CGI). Também foi Vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil na gestão 2022-2026 e, atualmente, exerce os encargos de Coordenador da Zona 2 da América 3 do CGI e Vice-presidente de sua Conferência.


Willian Alves

Ao falar sobre o convite para assumir a Coordenação Nacional da Ecafo, Willian destaca a responsabilidade e o entusiasmo que o motivaram a aceitar a missão. “Fiquei feliz e, ao mesmo tempo, surpreso com o convite. Assumir a Ecafo é assumir um compromisso profundo com a formação e com o futuro da nossa Sociedade”, afirma.

Para o novo Coordenador, o Departamento precisa ser compreendido como um espaço amplo e estratégico dentro da SSVP. “É fundamental resgatar e fortalecer a Ecafo como o Departamento responsável por toda a formação espiritual, humana e técnica das nossas Unidades. Mais do que transmitir conteúdos, a Escola deve proporcionar experiências formativas transformadoras, capazes de encantar, motivar e inspirar vicentinos e funcionários”, ressalta.

Willian reforça ainda que a missão do Departamento vai além da formação de diretorias ou da aplicação do módulo básico. “A Ecafo não pode ser vista de forma limitada. Ela deve ser abrangente, inovadora e profundamente contagiante, promovendo o crescimento integral das pessoas e fortalecendo o carisma, a identidade e a excelência do nosso serviço”, explica.

Entre as expectativas para os próximos quatro anos, o Coordenador destaca o alinhamento com os desafios atuais da SSVP e a formação de lideranças comprometidas. “Queremos uma Ecafo viva, relevante e conectada com a realidade das nossas bases, que forme lideranças preparadas, apaixonadas e fiéis à missão do CNB. Nosso propósito é construir uma Ecafo que encanta, forma e cuida, porque acreditamos que uma formação bem vivida transforma também o serviço aos Pobres”, completa.

Para ajudá-lo diretamente nesta missão, o novo Coordenador Nacional conta com Coordenadores Regionais:

• Região I: Lucas Natálio, de Belo Horizonte/MG


Lucas Natalio Valeriano


• Região II: Emília Pereira, de Caratinga/MG


Emília Suellen Segal Silva Pereira


• Região III: Maria Aparecida Prates, de Marília/SP


Maria Aparecida Prates dos Santos


• Região IV: Isaías de Oliveira, de São Carlos/SP


Isaías de Oliveira Júnior


• Região V: Ithala Ferreira, de Rio Paranaíba/MG


Ithala Silva Ferreira


• Região VI: Maria da Guia, de João Pessoa/PB


Maria da Guia da Silva Benedito


• Região VII: Jonas Mariano, de Fortaleza/CE


Jonas Mariano Moreira


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marina Prado, em Ecafo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.