No próximo dia 21 de julho de 2019, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra os 180 anos de fundação do Conselho Geral Internacional (CGI).
O Conselho Geral, como o conhecemos hoje, é produto do desmembramento do “Conselho de Direção” em dois outros órgãos administrativos: o “Conselho de Paris”, para cuidar das Conferências da capital francesa (16 unidades àquela altura); e o “Conselho Geral”, responsável pelo crescimento da SSVP fora da área territorial de Paris (com 22 Conferências naquele momento).
É importante salientar que o “Conselho de Direção” já existia desde 1836, quando da elaboração da primeira Regra. Porém, durante uma reunião realizada em 14 de julho de 1839, os líderes da SSVP aprovaram o desmembramento do “Conselho de Direção” e a consequente criação do Conselho Geral, cuja decisão foi referendada numa Assembleia Geral em 21 de julho de 1839. Portanto, a data de nascimento do Conselho Geral é 21 de julho de 1839. A primeira reunião oficial do novo Conselho somente ocorreu em 27 de dezembro de 1840. Na nova redação da Regra (1839) passou a constar a expressão “Conselho Geral”.
A expressão “Conselho Geral Internacional” somente surgiu em 1967, quando o “Conselho Geral de Bolonha” (ramo feminino da SSVP) se fundiu com o ramo masculino, criando uma só Sociedade de São Vicente de Paulo, mista, com homens e mulheres.
Nesses 180 anos de vida, o Conselho Geral já teve 16 presidentes-gerais, sendo o primeiro deles o confrade Emmanuel Joseph Bailly de Surcy, e o atual é brasileiro Renato Lima de Oliveira (o primeiro do Hemisfério Sul).
Algumas curiosidades: o presidente-geral que permaneceu mais tempo no cargo foi Adolphe Baudon (38 anos). O presidente-geral mais novo, ao ser eleito, foi Adolphe Baudon (28 anos de idade). O presidente-geral durante a fusão com o ramo feminino foi Pierre Chouard. O Presidente Geral mais idoso, ao ser eleito, foi Jacques Zeiller (65 anos). O primeiro presidente-geral não francês foi César Augusto Nunes Viana, de Portugal.
Rezemos pelo nosso Presidente Geral Renato Lima, pela diretoria internacional e por todos os confrades e consócias que prestam algum tipo de serviço na Estrutura internacional. “Reconhecemos, nesta data, não só os sete fundadores da SSVP, mas também os primeiros membros e todos aqueles que atuaram no Conselho Geral nesses 180 anos, especialmente por aqueles que já se encontram na Casa do Pai”, reconheceu o Presidente Renato Lima.
Fonte: editado do site do Conselho Geral Internacional
Corpus Christi: quando a Eucaristia continua nas ruas, nas visitas e no encontro com os Pobres
Durante o Corpus Christi, vicentino testemunha que a presença de Cristo não termina no altar, mas se prolonga na caridade vivida junto aos que mais sofrem
Consagração ao Sagrado Coração de Jesus deve ser renovada na primeira reunião de junho
Momento tradicional da espiritualidade vicentina reforça o compromisso das Unidades Vicentinas com a caridade, a fé e o serviço aos Pobres
Visitar é cuidar: Maria e a missão vicentina de ir ao encontro do outro
Na festa da Visitação de Nossa Senhora, a reflexão do padre Allan Júnio Ferreira, Assessor Espiritual do CNB, convida os vicentinos a contemplarem em Maria o verdadeiro sentido da visita domiciliar: servir com presença, cuidado e amor
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.