Ser secretário(a) de uma conferência é assumir o papel de guardião(ã) da história daquela unidade vicentina. Essa é uma missão que vai além de organizar atas ou arquivos: é sobre eternizar as ações e os projetos realizados, garantindo que as futuras gerações conheçam o legado deixado.
“Tudo que se escreve em uma ata fica registrado para muitas gerações futuras, eternizando as ações realizadas pela unidade vicentina e servindo como testemunha por meio de documentos assinados e, muitas vezes, registrados”, explica Vera Lúcia dos Santos e Santos, 1ª Secretária do Conselho Nacional do Brasil (CNB).
A função exige dedicação, atenção aos detalhes, organização e, acima de tudo, zelo.
O secretário ou secretária é nomeado(a) pelo presidente da unidade vicentina. Para assumir o cargo, é necessário estar disposto(a) a aprender a redigir atas e outros documentos e ter gosto pela escrita. É uma oportunidade de contribuir de forma significativa para o funcionamento e a memória da SSVP.
De acordo com a Regra Vicentina (Artigo 130), o(a) secretário(a) tem uma série de atribuições fundamentais para o bom funcionamento da conferência. Entre elas:
Além disso, o(a) secretário(a) está na linha de sucessão da unidade, assumindo a liderança na ausência do presidente e dos vice-presidentes.
Vera Lúcia, que hoje exerce a função de 1ª Secretária do CNB, compartilha sua trajetória na SSVP: “estou como secretária nesse mandato no Conselho Nacional, mas já atuei em diversas unidades. Não sei exatamente quanto tempo ao todo, pois sou vicentina há 44 anos e já estive como secretária de conferência, de conselho particular e de obra unida.”
Para ela, o aprendizado mais valioso foi entender a importância de registrar bem as atividades da SSVP. “A ata é um documento essencial, primordial para a Sociedade de São Vicente de Paulo. Além disso, é fundamental conhecer e cumprir a Regra e os documentos regulamentares”, ressalta.
Vera Lúcia também deixa um recado para os vicentinos interessados na função: “que sejam zelosos e dedicados! Conheçam a Regra e a Instrução Normativa sobre secretaria. Registrem com carinho todas as ações da unidade. Essa função vai muito além de apenas escrever: é sobre garantir que a história vicentina continue viva e inspirando as futuras gerações.”
Distribuição da Medalha Milagrosa mobiliza vicentinos e alcança milhares de fiéis em todo o Conselho Metropolitano de Pouso Alegre
Iniciativa anual fortalece a devoção mariana, incentiva o serviço aos Pobres e registra crescimento expressivo no número de vicentinos na região
A oração como centro da missão vicentina: por que rezar antes das visitas transforma o serviço aos assistidos
Em reflexão, o Padre Onésio Gonçalves Moreira, CM, destaca que a missão vicentina só floresce quando nasce da oração, que orienta, sustenta e dá sentido à caridade
A Encarnação que nos Chama à Carne dos Pobres: Reflexão do Padre Tito Marega
Uma meditação vicentina sobre o Advento, o Natal e a presença viva de Cristo na vida dos Pobres
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.