Aconteceu na manhã deste domingo (18), em Campo Grande, a posse da diretoria do recém-criado Conselho Metropolitano de Mato Grosso do Sul. O confrade Reinaldo Antônio Martins (novo presidente) e demais diretores assumem interinamente as funções pelo período de um ano. Após, haverá eleição.
Antes do desdobramento, a região pertencia ao Conselho Metropolitano de Bauru (SP). Mas a distância dificultava as atividades, porque alguns Centrais estavam cerca de 700 Km do Metropolitano.
[caption id="attachment_3455" align="alignleft" width="300"] Confrade Cristian Reis da Luz em pronunciamento[/caption]
A posse foi dada pelo presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), confrade Cristian Reis da Luz. Ele relembrou que os desdobramentos são importantes na instituição para fortalecê-la. “Precisamos retomar nossa história em 1834. A primeira Conferência Vicentina estava com cem membros. Um grupo queria que ela fosse dividida. O outro não. Em 1835, Bailly (um dos fundadores) deu a palavra final e a Conferência foi dividida. Qual o resultado?”. Cristian questiona e, em seguida, ele mesmo responde. “Um crescimento exponencial da SSVP em Paris e, depois, em todo o mundo. Temos que entender que o desdobramento é fruto de um trabalho mais organizado e mais eficaz no atendimento aos Pobres. Chegou o momento de dividir para crescer, como na Matemática, quando dividimos 1 por 0,5 e o resultado é dois”.
Com o desdobramento, o CM Mato Grosso do Sul integrará a Região III, ao lado dos Conselhos Metropolitanos de Curitiba e Porto Alegre. O presidente nacional também defendeu esta questão. “O fortalecimento da Região III é necessário e oportuno e, mais do que nunca, continuaremos SSVP, afinal, ‘não sou daqui ou dali, sou de onde Deus quiser’”.
[caption id="attachment_3457" align="alignleft" width="300"] Público presente à cerimônia de posse[/caption]
Aos vicentinos da região, Cristian dirigiu uma mensagem de motivação. “Chegou a hora de unirmos e fazermos deste novo CM a esperança para os Pobres que sofrem em seu dia a dia. Organizados, podemos muito mais. Sigam os passos de Ozanam em um serviço de sairmos de nós mesmos para constituirmos uma Igreja em saída”.
A posse foi antecedida pela celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Inácio Kriguer, assessor Espiritual do Conselho Central de Sorocaba (SP).
PARTICIPAÇÕES
O CNB ainda esteve representando pela consócia Maria Aparecida Alencar (vice-presidente para a Região III), pelo confrade Márcio José da Silva (coordenador do Departamento de Normatização e Orientação-Denor), pelo confrade Luís Ricardo Roncaglia (terceiro vice-presidente) e pela consócia Cristiane Nogueira (coordenadora nacional da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam-Ecafo).
FORMAÇÃO
Todos os diretores empossados fizeram ontem o curso para novas diretorias, ministrado pela Ecafo Nacional.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL, com informações e fotos do confrade Armando Pinto (coordenador do Departamento de Comunicação-Decom do Conselho Metropolitano de Mato Grosso do Sul)
Terminam sábado as inscrições para Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa
Discussões fomentam as políticas públicas
SSVP concorre amanhã à vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoal Idosa
SSVP é homologada para disputar eleição
153 Anos de Amor, Serviço e Esperança: a Primeira Conferência Vicentina no Brasil
Veja como está a 1ª Conferência do nosso país.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.