Documento do Papa apresenta a caridade como meio de santificação

0
5619
Montagem feita com as fotos do padre Alexandre e papa Francisco

 

Com um convite para que todos os cristãos busquem o caminho da santidade, o Papa Francisco divulgou na última segunda-feira (9) a exortação apostólica Gaudete et exsultate.

O documento sugere meios para os indivíduos buscarem o caminho da santificação e, dentre eles, está a ação em prol dos Pobres. “Graças a Deus, ao longo da história da Igreja, ficou bem claro que aquilo que mede a perfeição das pessoas é o seu grau de caridade, e não a quantidade de dados e conhecimentos que possam acumular”. Em outro trecho, Francisco exemplifica. “Quando encontro uma pessoa a dormir ao relento, numa noite fria, posso sentir que este vulto seja um imprevisto que me detém, um delinquente ocioso, um obstáculo no meu caminho, um aguilhão molesto para a minha consciência, um problema que os políticos devem resolver e talvez até um monte de lixo que suja o espaço público. Ou então posso reagir a partir da fé e da caridade e reconhecer nele um ser humano com a mesma dignidade que eu, uma criatura infinitamente amada pelo Pai, uma imagem de Deus, um irmão redimido por Jesus Cristo. Isto é ser cristão!”.

O Papa vai além. Apesar de reconhecer o gesto de caridade prestado ao morador de rua do parágrafo acima como um meio para a santidade, ele afirma que a ação isolada não é suficiente. “Com clareza o afirmaram os Bispos do Canadá ao mostrarem nos ensinamentos bíblicos sobre o Jubileu, por exemplo, que não se trata apenas de fazer algumas ações boas, mas de procurar uma mudança social: ‘para que fossem libertadas também as gerações futuras, o objetivo proposto era claramente o restabelecimento de sistemas sociais e econômicos justos, para que não pudesse haver mais exclusão’”.

 

RECOMENDAÇÃO DO ASSESSOR ESPIRITUAL

 

O assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP, padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), pede que todos os confrades e as consócias estudem a exortação. “O vicentino busca sua santidade no compromisso e no serviço aos Pobres, por isso, acredito que esta Encíclica trará muitas luzes para a Missão e a Caridade na SSVP. Não deixemos de ler este importante documento da Igreja”.

Acesse

Íntegra da exortação apostólica Gaudete et exsultate

SER SANTO EM SOCIEDADE

Na exortação, Francisco afirma que o caminho da santidade não é destinado apenas aos consagrados, como também aos leigos. “Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra”.

O Papa dá mais exemplos. “És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY