Diante de tantas tragédias noticiadas nos jornais e presenciadas por muitos vicentinos e assistidos, a Igreja tem com um pedido especial de paz para este ano, ao propor a Campanha da Fraternidade com o tema ‘Fraternidade e superação da violência’ e lema ‘Vós sois todos irmãos’ (Mt.23,8). O assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), acredita que a escolha da temática veio em um momento muito oportuno.

Padre Alexandre
Padre Alexandre

Segundo o padre, o ‘não’ à violência vem de anseio aos desejos da população que deseja viver em paz. “A humanidade tem vivido oprimida diante das inúmeras formas de violência que perturbam sua paz: agressividade nos gestos e palavras, mortes, corrupção, drogas. Uma realidade que demonstra que o ser humano tem perdido a capacidade de viver como irmãos e irmãs – o que precisa ser resgatado”.

As estimativas mostram que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo e responde por 13% dos assassinatos no planeta. O crescimento da violência, ainda de acordo com o assessor Espiritual do CNB, motiva que a Igreja, à luz da Palavra de Deus, una forças para superá-la. “O coração humano precisa ser pacificado. ‘A superação da violência passa necessariamente pela conversão dos atos do homem que pressupõe uma conversão de seu coração’ (CF 2018 Texto-Base n. 172); e a Igreja aponta a espiritualidade como o ‘instrumento necessário’ para vencer o mal: ‘brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus’ (Mt 5,16)”.

O AMOR SUPERA O ÓDIO

Aos vicentinos brasileiros, padre Alexandre faz uma recomendação especial na luta em favor da superação da violência. “O grande valor que a Campanha da Fraternidade nos aponta é promover a paz por meio da reconciliação e da misericórdia. Se a violência se caracteriza pela ausência do amor e da fraternidade, cabe a cada vicentino amar e semear o amor, pois somos filhos amados de Deus!”.

Por fim, ele ainda pede que no período de Quaresma e Páscoa seja feita diariamente a oração a seguir:

“Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!”

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY