Além do serviço prestado aos Pobres, os vicentinos brasileiros tiveram mais um compromisso importante nesta semana. Ontem (31), eles ajudaram a confeccionar o tradicional tapete de Corpus Christi.
Nas diversas regiões do país, confrades e consócias de idades variadas trabalharam na produção do caminho enfeitado por onde padres conduziram o ostensório com o Corpo de Cristo representado na hóstia.
Em muitos lugares, os vicentinos aproveitaram para demonstrar o amor pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), recriando a bandeira da instituição nos tapetes, confeccionados de serragem, sal colorido, borra de café, areia, flores, farinhas, entre outros materiais, conforme fotos publicadas ao final desta matéria.
Uma tradição que a consócia Maria Santana de Brito, coordenadora de Conferência de Criança Adolescente (CCA) do Conselho Central de Caicó (RN), faz questão de preservar. Ela e os pequenos vicentinos trabalharam desde às 5h para que o tapete ficasse pronto. Depois, à tarde, vigiaram a arte e, à noite, contribuíram com um cordão de isolamento por onde o bispo ia passar. "Participamos há 3 anos como forma de incentivar com que nossas crianças e adolescentes mantenham esta cultura de enfeitar as ruas e aprendam mais sobre a Festa de Corpus Christi", explica ela.
Os tapetes começaram a ser produzidos em Portugal e esta tradição aportou no Brasil durante o período de colonização. Na Festa de Corpus Christi, os fiéis ilustram nas ruas representações de cenas bíblicas, objetos devocionais e outros elementos alusivos à figura de Cristo, do pão e do cálice.
[caption id="attachment_4187" align="alignnone" width="225"] Conferência Santa Luísa de Marillac, de Caicó (RN)[/caption]
[caption id="attachment_4188" align="alignnone" width="300"] Tapete feito pelos vicentinos de Ibertioga (MG)[/caption]
[caption id="attachment_4189" align="alignnone" width="300"] Conferência de Crianças e Adolescentes São Miguel Arcanjo, em Correntes (PE)[/caption]
[caption id="attachment_4190" align="alignnone" width="169"] Tapete feito pelos vicentinos de Jaguariúna (SP)[/caption]
[caption id="attachment_4192" align="alignnone" width="169"] Tapete feito pelos vicentinos de Jundiaí[/caption]
[caption id="attachment_4193" align="alignnone" width="225"] Tapete da Cidade Vicentina de Jundiaí (SP)[/caption]
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.