O Brasil é o maior país vicentino do mundo. Ele é grandioso territorialmente e no número de vicentinos e ações caritativas. Essa grandeza exige da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) uma organização sólida, próxima das bases e atenta às realidades tão diversas que compõem nosso país continental.
Nesse contexto, a atuação dos Vice-presidentes Regionais é fundamental para o bom caminhar da SSVP no Brasil. Eles são presença, escuta e apoio junto às regiões, contribuindo para fortalecer a unidade, animar os vicentinos, acompanhar os Conselhos e colaborar para o crescimento ordenado e sustentável da Organização e sua obra.
Os sete Vice-presidentes Regionais permitem ao Conselho Nacional do Brasil (CNB) estar mais próximo das bases, compreender seus desafios, valorizar suas potencialidades e incentivar a vivência fiel do carisma vicentino.
Apresentamos, a seguir, os Vice-presidentes Regionais escolhidos pela Presidente do CNB, Elisabete Maria de Castro, a Bete, que assumiram essa missão com espírito de serviço, zelo e compromisso.
Vice-presidente da Região 1: José Heitor de Amorim
José Heitor de Amorim, 63 anos, mecânico aposentado, é da Conferência São Francisco de Assis, de Ibirité/MG (Conselho Particular São Francisco de Assis, Conselho Central São Pedro de Ibirité, Conselho Metropolitano de Contagem/MG).
Sua história com a SSVP começou ainda na infância. Em 1965, iniciou sua caminhada como assistido da Conferência Nossa Senhora da Conceição, experiência que marcou profundamente sua vida. Quase 20 anos depois, no dia 22 de abril de 1983, ingressou oficialmente na vida vicentina, ao ser proclamado membro da Conferência Nossa Senhora da Piedade. Três anos mais tarde, participou da fundação da Conferência São Francisco de Assis, onde permanece atuante até hoje.
Ao longo de mais de quatro décadas de dedicação à SSVP, exerceu inúmeros encargos, tendo passado pelas funções de presidente, vice-presidente e tesoureiro em Conferência, Conselho Particular(CP) e Conselho Central (CC), além de atuar na Comissão de Jovens no CP e no CC. Foi vice-presidente do Conselho Metropolitano de Contagem por dois mandatos e Denor, também por dois mandatos. Atuou ainda como presidente, vice-presidente, interventor e conselheiro fiscal em Obras Unidas, Conselhos Particulares e Conselhos Centrais.
No CNB, integrou a Coordenação do Departamento Missionário nos mandatos de 2017 a 2022 e 2022 a 2026. Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2026, exerceu a função de Vice-presidente da Região 1, sendo convidado por Bete a seguir no encargo.
Sobre esse convite para continuidade nos trabalhos, ele responde com emoção e humildade. “Receber o convite para a diretoria do CNB, embora não seja uma honraria, para que vim de uma família assistida e hoje serve como membro de uma Conferência, não tenho como explicar. Minha expectativa é poder servir a SSVP da forma que ela necessita, e não segundo a minha vontade”, define.
Vice-presidente da Região 2: Jaqueline Moreira Crisóstimo Perino
A Vice-presidente da Região 2, Jaqueline Moreira Crisóstimo Perino, a Jaque, tem 53 anos, é educadora e atua na Conferência Santa Edwiges, no Rio de Janeiro/RJ (Conselho Particular Nossa Senhora Aparecida, Conselho Central de Volta Redonda, Conselho Metropolitano de Volta Redonda/RJ).
Jaque ingressou na SSVP após participar de um Encontro de Vicentinos com Cristo, experiência que marcou profundamente sua vida. À época, enfrentava tribulações nas áreas profissional e familiar e estava afastada da Igreja, mas mantinha viva a esperança. “Mesmo distante de uma comunidade de fé, eu trazia comigo a certeza de um Deus misericordioso, que jamais esquece seus filhos”, relembra.
A partir desse encontro, passou a frequentar a Conferência mais próxima de sua residência, o que impulsionou seu retorno à vida comunitária. Proclamada vicentina, assumiu inicialmente a função de secretária de Conferência e, na gestão seguinte, foi eleita presidente, participando ativamente de formações, encontros e retiros espirituais, sempre com atenção à união dos membros e às famílias assistidas.
Ao longo de sua trajetória, Jaque atuou como Coordenadora da Ecafo do CM de Volta Redonda e, posteriormente, como Presidente do Conselho, período que define como de grande aprendizado e aprofundamento na estrutura da SSVP. Antes de assumir como Vice-regional, era Coordenadora do Denor do CM e da Ecafo do Conselho Central.
Sobre o convite para assumir a Vice-presidência da Região 2, Jaqueline destaca os sentimentos vividos. “Foi um misto de alegria e medo. A Região 2 é grande e consolidada, mas o amor à SSVP falou mais alto. Meu ‘SIM’ é para Deus, confiante de que não estarei sozinha, pois seremos um time”, afirma. E conclui: “Eis-me aqui, Senhor! Não pronta, mas disposta a servir a SSVP na pessoa do Pobre”.
Vice-presidente da Região 3: Mário Lucas de Brito Júnior
Professor, 44 anos, Mário Lucas de Brito Júnior é o novo Vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil para a Região 3. Natural de Cambé/PR, integra a Conferência Anjo Gabriel (Conselho Particular Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Conselho Central de Cambé, Conselho Metropolitano de Cambé/PR).
Sua caminhada vicentina teve início no ano 2000, quando atuava em um grupo de jovens e o desejo de servir ao próximo já estava presente. “Participava de um grupo chamado JUPI e, junto com amigos, criamos o Ministério da Caridade, pois sentíamos a necessidade de fazer algo concreto pelo próximo”, recorda.
Encantado com o carisma da SSVP, foi proclamado vicentino em 2001 e indicado presidente da Conferência Nossa Senhora dos Migrantes, formada por jovens. Desde então, exerceu diversas funções, como presidente de Conferência, coordenador da Comissão de Jovens, presidente, membro do Conselho Fiscal e do corpo docente da Ecafo do Conselho Central. Também foi tesoureiro do Conselho Particular, Orientador de CCA, Secretário de Conselhos Metropolitanos, além de coordenador da Ecafo da Região 3 do CNB. Na gestão 2022–2026, integrou a Diretoria do CNB como 4º Vice-presidente.
Mário destaca que sua vida familiar também foi construída dentro da SSVP. “Foi dentro da Sociedade que conheci minha esposa, Josiane, e fomos abençoados com nossas filhas, Maria Eduarda e Maria Fernanda.”
Sobre o convite para assumir a Vice-presidência regional, Mário ressalta o sentimento de responsabilidade. “Recebi o convite com profunda humildade. Olho para a história da Região 3 e vejo o quanto já foi feito, mas o coração arde para fazermos ainda mais pela unidade das Conferências, Conselhos e Obras Unidas. Aceitei esse chamado para ser um facilitador, alguém que escuta as bases e leva as necessidades da região para o centro das decisões nacionais. O foco será sempre nossos Mestres e Senhores: os Pobres”.
Quanto às expectativas, ele ressalta a importância de uma diretoria próxima das bases. “A diretoria do CNB é formada por membros ativos, que participam semanalmente de suas Conferências e podem contribuir de forma concreta para os trabalhos junto aos Pobres”, reflete, citando São Vicente de Paulo: “Não sou daqui, nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja.”
Consciente dos desafios, Mário enfatiza o compromisso com as Unidades Vicentinas. “Precisamos fazer o nosso melhor. Sou vicentino vocacionado: primeiro vicentino, depois membro do Conselho Nacional”, afirma.
Vice-presidente da Região 4: Claudinei José Pereira
Claudinei José Pereira, 46 anos, é administrador de empresas e membro da Conferência São João Batista, em Piedade/SP (Conselho Particular Nossa Senhora da Piedade, Conselho Central Imaculada Conceição de Votorantim, Conselho Metropolitano de Jundiaí/SP).
Ingressou na SSVP em 31 de outubro de 1995, aos 16 anos, com autorização de sua mãe, a convite do já falecido vicentino José Rezende da Silva. Com raízes familiares vicentinas (avô e tio materno), permaneceu na mesma Conferência desde então. Logo após sua entrada, assumiu o encargo de secretário da Conferência, alternando ao longo dos anos entre as funções de secretário, presidente e tesoureiro. No Conselho Particular, foi coordenador da Comissão de Jovens e tesoureiro.
Na Obra Unida Lar São Vicente de Paulo, foi eleito presidente no final de 2000, assumindo em 1º de janeiro de 2001, após atingir a maioridade, experiência marcada pelo reconhecimento recebido no Ano Internacional do Voluntariado, por ser o mais jovem presidente de uma entidade beneficente. Mais recentemente, atuou como coordenador do Departamento Missionário no Conselho Central de Votorantim e como Coordenador da Ecafo do Conselho Metropolitano de Jundiaí, entre 2023 e 2025.
Ao receber o convite da presidente Bete para a Vice-presidência regional, viveu um profundo discernimento espiritual. “Tudo foi colocado nas mãos de Deus. A Liturgia daquele dia confirmou o chamado. Não tinha como não aceitar servir”, afirma.
Para esta missão, manifesta o desejo de contribuir para o fortalecimento e a unidade da Região 4, apoiando os Conselhos Metropolitanos e suas Unidades na vivência da espiritualidade e do carisma vicentino.
Vice-presidente da Região 5: José Carlos Pereira
José Carlos Pereira, 46 anos, o Zé, é administrador e vicentino da Conferência São João Batista, de Patos de Minas/MG (Conselho Particular São Geraldo, Conselho Central de Patos de Minas, Conselho Metropolitano de Patos de Minas/MG). Sua caminhada na SSVP começou em 1998, sendo proclamado em 20 de maio de 2000, na então Conferência Nossa Senhora Aparecida.
Ao longo de sua trajetória, acumulou experiências importantes nas bases e nos Conselhos. Foi presidente de Conferência por três gestões, presidente de Conselho Particular por duas gestões e, a partir de 2016, assumiu o desafio de colaborar na fundação do Conselho Metropolitano de Patos de Minas, do qual foi presidente no período de 2019 a 2023. Integrou a equipe do Denor do Conselho Nacional do Brasil entre 2023 e o final de 2025, ampliando sua vivência na estrutura e nas normativas da SSVP.
Ao recordar o convite para assumir a Vice-presidência Regional da Região 5, José Carlos fala com sinceridade sobre os sentimentos que o acompanharam. “No início foi assustador. Mesmo sendo vocacionado vicentino, o primeiro pensamento que vem é: será que dou conta, será que conseguirei corresponder às expectativas? Mas, após oração, resolvi aceitar o desafio de aprender junto à nova Diretoria e contribuir, no que puder, pelo bem da SSVP”, partilha.
Sobre a missão que agora assume, ele demonstra confiança e espírito de continuidade. “A Região 5 está muito bem organizada. Espero, com a graça de Deus e as bênçãos do Beato Frederico Ozanam, dar continuidade ao trabalho da gestão anterior, com humildade e sempre disposto a servir em nome dos menos favorecidos, sem nunca esquecer do principal: as nossas Conferências e as reuniões semanais”, destaca.
Vice-presidente da Região 6: Andresa Catarina de Oliveira Silva
Andresa Catarina de Oliveira Silva, 41 anos, psicóloga, é da Conferência Nossa Senhora de Lourdes, em Recife/PE (Conselho Particular São João Bosco, Conselho Central de Jaboatão dos Guararapes, Conselho Metropolitano de Olinda e Recife/PE).
Sua vocação vicentina foi despertada ainda na adolescência, quando, no início de novembro de 1998, ingressou na CCA São Sebastião. Ao longo dos anos, construiu uma trajetória marcada pela disponibilidade ao serviço e pelo compromisso com o carisma vicentino.
Durante sua caminhada vicentina, exerceu diversos encargos, entre eles presidente de Conferência, de Conselho Particular e de Conselho Central, além de atuar como orientadora de CCA, Secretária de Conselho Metropolitano e de Conselho Central e tesoureira de Conselho Particular, sempre colocando seus dons a serviço da missão da SSVP.
O convite para assumir o encargo de Vice-presidente Regional foi discernido em oração. Para Andresa, o chamado foi acolhido com fé e confiança: “Foi um chamado acolhido na oração e no discernimento, um ‘SIM’ confiado à vontade de Deus, inspirado pelo exemplo de Nossa Senhora.”
Ela destaca o desejo de caminhar em comunhão, fortalecendo a essência da missão vicentina. “Minha expectativa é caminhar junto, com o coração disponível ao serviço e à escuta, contribuindo para o fortalecimento da Unidade, da espiritualidade e do carisma vicentino, para que possamos continuar servindo a Cristo na pessoa do Pobre com amor, fidelidade e esperança”, finaliza.
Vice-presidente da Região 7: José Petrônio Torres da Silva
José Petrônio Torres da Silva, chamado carinhosamente de Zé, tem 61 anos, é aposentado e membro da Conferência Sagrada Família, em Quixadá/CE (Conselho Particular de Quixadá, Conselho Central de Quixadá e Conselho Metropolitano de Fortaleza/CE).
Sua caminhada na SSVP teve início efetivo em abril de 2008, embora as referências ao carisma vicentino já estivessem presentes desde a infância, quando acompanhava a vivência do avô, que participava das reuniões. Ele recebeu o convite para ir a uma Conferência durante uma missa e decidiu conhecer mais de perto o trabalho vicentino. “Fui à reunião na semana seguinte, depois participei da visita, e ali me apaixonei pelo nosso trabalho”, recorda.
Ao longo de sua trajetória, exerceu importantes encargos, tendo sido presidente de Conferência, além de presidente do Conselho Central, Vice-presidente do Conselho Metropolitano e presidente do Conselho Central de Crato, em regime de intervenção.
Sobre o convite para assumir a Vice-presidência regional, José Petrônio relata surpresa e disponibilidade. “Fiquei surpreso, mas sempre dei o meu ‘SIM’ à Sociedade de São Vicente de Paulo”, afirma.
Ao falar sobre esta nova missão, destaca seu propósito: “Desejo contribuir para o fortalecimento da Região 7, apoiando os Conselhos e Conferências com compromisso, simplicidade e fidelidade ao carisma vicentino”.
Presidente Bete toma posse com lema sobre servir com amor, zelo e amizade
Evento aconteceu no Rio de Janeiro com a presença de centenas de vicentinos e representantes do CGI, num momento de fé, adoração e renovação do carisma.
Nova Diretoria e Conselho Fiscal passam por formação
Falas do Assessor Espiritual do CNB, Padre Allan, da Irmã Carolina Mureb, do 1º Vice-Presidente Geral do CGI, Sebastian Gramajo, e da Presidente Bete marcaram o dia
De acolhido a acolhedor: quando o carisma nasce
No último dia do ano, te apresentamos a história de Marcos Torresmo, era um assistido que virou e, mesmo diante das dificuldades, não perdeu sua vocação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.