Esta era uma semana quando os vicentinos rezariam juntos, nas reuniões, o ato de consagração ao Sagrado Coração de Jesus, previsto nas páginas 268 e 269 da Regra. Como uma boa parte das Unidades não está se reunindo, seguindo as medidas de isolamento social, o confrade Cristian Reis (presidente do Conselho Nacional do Brasil-CNB) sugere duas formas de praticar o ato:
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus faz parte da história da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) há 148 anos. No dia 5 de fevereiro de 1872, a SSVP foi solenemente consagrada ao Sagrado Coração, na França.
Todo ano, esta consagração é renovada nas Unidades Vicentinas na primeira reunião de junho.
ATO DE CONSAGRAÇÃO
Clementíssimo Jesus, que, por misericordioso desígnio, Vos dignastes abrir o Vosso dulcíssimo Coração aos homens, para os salvardes e enriquecerdes com inefáveis tesouros de amor que encerra, a Vossos pés vêm hoje os membros das Conferências de São Vicente de Paulo consagrar-se inteiramente a esse divino e amantíssimo coração.
Reconhecemos que este oceano infinito de Caridade é a origem e fonte de todas as graças de todos os benefícios que a nossa Sociedade tem operado no mundo.
E, querendo agora que tudo volte ao seu princípio, nós Vos consagramos, com pleníssima e irrevogável doação, as nossas pessoas com todas as faculdades e com todas as operações de sua atividade. Não só reconhecemos, acatamos e. adoramos o Vosso supremo domínio e os inauferíveis direitos que tendes sobre os indivíduos e as nações, mas queremos viver para dilatar na terra o Vosso reinado de caridade, união e paz.
Por isso, Vos consagramos também as nossas famílias com todos os seus membros, os nossos trabalhos, obras, bens e empreendimentos.
Reinai em nossos corações com a Vossa graça, em nossas famílias com a Vossa paz e amor, e no seio da sociedade com a Vossa autoridade soberana e com a observância plena dos Vossos mandamentos.
Nós Vos consagramos, de modo especial, os pobres que visitamos e constituem, para nós, outra família adotiva que Vós nos doastes. Abençoai-os a eles, Senhor, dando-lhes resignação, fé, confiança e amor nos sofrimentos; e abençoai-nos, concedendo-nos entranhas de fraterna caridade para com eles. Para cumprir a Vossa lei e imitar o Vosso exemplo, não só procuraremos amá-los como a nós mesmos, mas veremos sempre neles, com os olhos da fé, a Vossa Adorável Pessoa, pois, num excesso de misericórdia, tomais como feito a Vós quanto por eles fizermos.
Dedicamos e consagramos à Vossa Pessoa Divina e ao Vosso Sacratíssimo Coração a Sociedade de São Vicente de Paulo, com todos os seus Conselhos, todas as Conferências e todas as Obras Assistenciais.
Dignai-Vos, dulcíssimo Jesus, aceitar benigno esta nossa oblação e resolução e recebei-nos dentro do Vosso amantíssimos e Divino Coração, que será sempre a nossa perpétua morada, a fim de que, vivendo sempre em perfeita união convosco na terra, mereçamos, na hora do passamento, ouvir de Vossos lábios divinos: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo". Amém!
Sagrado Coração de Jesus
De acordo com a Igreja, o próprio Jesus teria aparecido a Santa Margarida Maria Alacoque (freira da Ordem da Visitação), no dia 27 de dezembro de 1673. Na ocasião, o ‘Filho de Deus’ pediu à Irmã que divulgasse a devoção ao Sagrado Coração, invocando-a: “Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor”. E Jesus continuou dizendo: “Prometo-te pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refugio seguro nessa última hora. As primeiras sextas-feiras devem ser dias de reparação pela frieza, desprezo e sacrilégios, que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte dos maus cristãos e dos que não acreditam em Jesus Cristo”.
Nessas aparições, Jesus deixou 12 promessas aos seguidores do Sagrado Coração de Jesus:
1- Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2- Estabelecerei a paz nas famílias.
3- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.
4- Hei de consolá-los em todas as dificuldades.
5- Serei o seu refúgio durante a vida, e em especial durante a morte.
6- Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.
7- Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.
8- As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.
9- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10- Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.
11- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.
12- Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.