Cerca de 1.500 vicentinos de 26 cidades participaram, no último final de semana, da Festa Regulamentar de Imaculada Conceição do Conselho Metropolitano (CM) de Divinópolis. O encontro aconteceu no dia 14 de dezembro de 2025, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Conceição do Pará/MG, e marcou um momento histórico para a região.
Prevista na Regra da SSVP, a Festa de Imaculada Conceição é uma das três festas regulamentares que todo vicentino deve participar anualmente. Em 2025, pela primeira vez, a celebração foi realizada em nível metropolitano, fruto de um planejamento coletivo da diretoria e do apoio dos Conselhos Centrais (CC) que integram o CM de Divinópolis.
1/4




A programação foi marcada por momentos de espiritualidade, confraternização e animação. Ao longo do dia, os participantes vivenciaram um lanche comunitário, apresentações musicais com banda, encenação teatral da Comissão de Jovens do CM e das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA) do CC de Oliveira, além de uma apresentação de ballet com a tradicional coroação de Nossa Senhora.
Um dos momentos mais significativos foi a apresentação dos novos membros da SSVP à comunidade, seguida pela renovação do compromisso vicentino, gesto que reafirma a missão de servir aos Pobres com fé e dedicação. A programação foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo Padre Allan Ferreira, CM, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), concelebrada pelo Padre Adelmo Nascimento dos Reis, reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, e pelo Padre Felipe Hector.
1/3



A celebração ganhou ainda mais significado por acontecer durante o Ano Jubilar 2025, vivido pelo Santuário, que celebra os 20 anos de sua elevação à condição de santuário. Nesse contexto jubilar, os fiéis foram convidados a viver um tempo de fé, renovação e esperança, participando de missas, peregrinações e da celebração da Indulgência Plenária, com o tema “Peregrinos da Esperança”.
Para o presidente do Conselho Metropolitano de Divinópolis, Edson Antônio Paulino, de Pará de Minas/MG, o evento alcançou seu principal objetivo: fortalecer e revitalizar o carisma vicentino na região.
“Nós ficamos muito felizes com a participação de tanta gente. Um dos objetivos maiores dessa festa é despertar no vicentino o interesse de participar, de fazer parte, revitalizar o Conselho Metropolitano de Divinópolis. A gente sente as pessoas, às vezes, desanimadas ou tristes, e quem sabe um evento como esse possa fortalecer o carisma, incentivar, animar e também despertar o interesse daqueles que ainda não são vicentinos para conhecer o nosso trabalho”, destacou.
1/2


Edson também ressaltou o sentimento de gratidão que marcou o encontro: “a palavra que eu vou dar aqui é gratidão. Gratidão a Deus por ter concedido esse momento pra nós. Nós sonhamos com esse momento e, graças a Deus, ele se realizou. Ver essa casa cheia, ver todo esse pessoal participando me deixou muito feliz e espero que isso sirva para revitalizar nosso conselho, para que a gente consiga fazer nosso trabalho cada vez melhor.”
Entre os participantes, o sentimento era de alegria e renovação. O confrade Vinícius Medeiros, de 34 anos, da cidade de Igaratinga/MG, vice-presidente da Obra Unida Lar dos Idosos Padre Libério e membro da Conferência Santo Anselmo, participou do evento acompanhado de sua esposa, Amanda. Com 30 anos de caminhada vicentina, ele destacou a força do encontro.
“Gostei muito, achei que foi um evento muito abençoado, num lugar muito especial, a casa da Mãe. Só tenho a agradecer ao Metropolitano por esse evento tão maravilhoso”, afirmou.
O confrade Vinícius Medeiros, de 34 anos, da cidade de Igaratinga/MG, vice-presidente da Obra Unida Lar dos Idosos Padre Libério e membro da Conferência Santo Anselmo, participou do evento acompanhado de sua esposa, Amanda
Para Vinícius, a grande marca da festa foi ver a participação expressiva e a presença da juventude: “a casa cheia chama muito a atenção. Acho que só em Aparecida a gente vê algo assim. Ver a juventude participando, cantando, dançando, mostra que a Sociedade de São Vicente de Paulo está se renovando. Às vezes, na nossa cidade pequena, a gente ouve que a SSVP está envelhecendo, mas quando vem a um evento desse porte e vê tantos jovens, novos membros e novas diretorias, isso dá um gás a mais”, relatou.
A Festa Regulamentar de Imaculada Conceição do CM de Divinópolis se consolida como um forte sinal de unidade, esperança e renovação do carisma vicentino, reafirmando a missão de servir aos pobres com fé, alegria e compromisso, sob a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.