Milhares de pessoas no mundo dedicam as vidas delas inteiramente a Deus. São consagrados e consagradas. Homens e mulheres que servem com alegria, entusiasmo e se empenham pela construção do Reino de Deus na terra. E para homenageá-los – além de suscitar na comunidade novas vocações – a Igreja tem uma data para evidenciá-los: hoje, 2 de fevereiro, Dia Mundial da Vida Consagrada.
A celebração coincide com a festa da Apresentação de Jesus no Templo. A data é comemorada pela 22ª vez. O início da celebração foi com o papa João Paulo II, após a publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal ‘Vita consecrata’ (1997), que propõe uma reflexão sobre a vida consagrada e a missão dela na Igreja e no mundo.
Na edição janeiro/fevereiro da revista Boletim Brasileiro, há uma reportagem especial sobre vicentinos que se tornaram consagrados. Dentre os entrevistados está o bispo da Diocese de Luz (MG), Dom José Aristeu Vieira. Ele é padre diocesano, mas por meio dos trabalhos desenvolvidos enquanto frequentava as Conferências Vicentinas, aprendeu a amar incondicionalmente os Pobres, por isso, hoje, é muito engajado em causas sociais.
MENSAGEM DO ASSESSOR ESPIRITUAL
O assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), padre Alexandre Nahas Franco (Congregação da Missão-CM), vê a celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada como uma forma de agradecer a Deus pelas vocações:
[caption id="attachment_3357" align="alignleft" width="300"] Padre Alexandre Nahass Franco[/caption]
“Hoje, rendemos graças ao Senhor pelo Dom da Vida Consagrada presente em tantas realidades do nosso imenso Brasil. A Igreja do Brasil reconhece o empenho, a dedicação e a determinação de tantos Consagrados e Consagradas no processo de evangelização, nas mais distintas realidades de nosso imenso Brasil. São homens e mulheres consagrados totalmente a Deus, seguindo mais de perto o Senhor casto, pobre e obediente, anunciando e testemunhando o Evangelho da vida plena para todos. De maneira especial, rezemos pelos Ramos de Vida Consagrada da Família Vicentina, sobretudo pelos seus testemunhos proféticos de serviço aos Pobres” – padre Alexandre Nahass Franco
PEDIDO DO SUCESSOR DE SÃO VICENTE
O Superior Geral da Congregação da Missão, padre Tomaž Mavrič (considerado o sucessor de São Vicente por administrar a Ordem fundada pelo santo), tem feito inúmero pedidos para que os cristãos se empenhem em buscar entre os jovens aqueles que tenham vocação para a vida consagrada.
O mais recente foi na carta de encerramento do Ano Jubilar Vicentino, no último dia 25 de janeiro. No documento, padre Tomaž observa que tem acontecido um declínio para a vida consagrada que, segundo ele, é provocado pelas seguintes razões: “a sociedade de consumo, o materialismo, o individualismo, o egoísmo, o secularismos sistemático da sociedade... Podemos falar assim de uma ‘anticultura vocacional’”.
Como forma de combater a ‘anticultura vocacional’, o Superior Geral apresenta um caminho. “Gostaria de convidar a todos a unirem forças para apresentar às crianças, aos jovens e adultos de hoje, a beleza, o encanto e o sentido pleno de dizer ‘sim’ ressoante ao chamado de Jesus”.
Ele conclui: “a cultura vocacional significa um ambiente onde todas as pessoas podem descobrir e redescobrir o motivo de estarem na terra, o sentido da vida, a missão à qual são chamadas a realizar, o chamado ao qual são convidadas a responder. A cultura vocacional coloca Jesus em primeiro lugar, independentemente do estado da vocação, seja ela laical ou para a vida consagrada”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.