O carisma da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é a promoção da dignidade humana por meio da libertação social e/ou espiritual, “levando o pão a quem precisa, bem como, promovendo a libertação de quem tem pão”, buscando, incansavelmente, a extinção da miséria de pão e de Deus nas famílias às quais assistimos.
Buscando promover o assistido, nossa instituição se vale de algumas políticas de Estado que incentivam essa promoção, dentre elas o Programa Bolsa Família, que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. Criado em outubro de 2003, com o foco de tirar milhões de brasileiros da miséria, o programa possui três eixos principais:
O programa Bolsa Família está previsto na Lei Federal nº 10.836/2004 e é regulamentado pelo Decreto nº 5.209/2004, entre outras normas.
Como fazer o cadastro?
É importante verificar se a família assistida já tem o benefício, caso contrário, devemos orientá-la para que se cadastre, tendo em vista que toda ajuda é válida quando se está em uma situação de miséria. Para cadastrar-se, basta procurar a Secretaria de Assistência Social da sua cidade, levando os documentos pessoais (RG e CPF) do responsável pela família e dos membros do grupo familiar, junto com comprovante de residência.
Têm direito ao programa as famílias que vivem na chamada “situação de pobreza” ou de “extrema pobreza”, isso é, aquelas cuja renda mensal por pessoa não ultrapassa R$170,00 e que possua no grupo familiar: gestantes, crianças em fase de amamentação, em período escolar ou adolescente de até os 17 anos de idade. É obrigatória a comprovação de que as crianças estejam matriculadas na escola, com frequência escolar superior a 75% e precisam estar com a carteira de vacinação em dia. Caso a renda por pessoa seja inferior a R$85,00, é disponibilizado à família um auxílio extra, para que se estabeleça financeiramente.
O benefício é pago em quatro modalidades distintas, de acordo com a renda da família, seu número de integrantes, entre outros. As modalidades do Bolsa Família em 2018 influenciam o valor pago do benefício, e são elas:
Apesar de os programas sociais serem de grande importância para a sustentação de muitas famílias brasileiras, é importante, também, que nós, vicentinos, incentivemos nossas famílias assistidas ao prosseguimento dos estudos e a profissionalização, a fim que elas sejam responsáveis pelo seu próprio sustento e não virem reféns dos programas sociais, possibilitando, definitivamente, uma Mudança de Estruturas (promoção social).
Equipe nacional do Departamento de Normatização e Orientação (Denor)
Começam amanhã as inscrições para a 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa
Prazo vai até dia 9 de agosto
Missão no Pará gera frutos e reacende o carisma na região
Começa hoje série especial sobre a Missão Pará!
Curso de Capacitação Missionária Padre Joelson Sotem está com inscrições abertas para novas turmas
As aulas começam em agosto, de forma online, e os participantes serão preparados para organizar e realizar Missões Vicentinas em suas regiões
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.