Código Personalizado
Seu Site
Notícias

CNB se reúne com representante do Papa em audiência histórica

Encontro com Núncio Dom Giambattista Diquattro reafirmou laços entre SSVP e Igreja

Escrito por Redação SSVP

11 DEZ 2025 - 15H00

No dia 4 de dezembro, o Conselho Nacional do Brasil realizou um grande momento de significado importante em sua história: um encontro com o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Leão, na sede da Nunciatura Apostólica brasileira, em Brasília.

A comitiva vicentina foi formada pelos Confrades Márcio José da Silva (Presidente do CNB), Jean Araújo de Morais (2º Vice-presidente do CNB), das Consócias Elisabete de Castro (1ª Vice-presidente e Presidente eleita do CNB) e Márcia Moreschi (representante da SSVP na Família Vicentina) e tratou de pautas relevantes para a SSVP Brasil.

“Foi um encontro de comunhão, fé e missão, que teve caráter cordial e fraterno, marcado pela humildade, respeito e profundo espírito de comunhão. Mais do que um diálogo institucional, a reunião representou um gesto simbólico de reafirmação dos laços espirituais e pastorais entre a SSVP e Igreja Católica. A presença do Conselho Nacional foi essencial para demonstrar o compromisso da Organização com o serviço à Igreja e à sociedade, reforçando sua vocação de caridade, solidariedade e evangelização”, avalia o Presidente do CNB, Confrade Márcio José da Silva.

As principais pautas abordadas durante a audiência, foram: a reafirmação dos valores éticos e cristãos que orientam a missão da SSVP; a demonstração da importância da SSVP para a Igreja Católica no Brasil; a busca de orientação e apoio da Nunciatura e da Santa Sé para os trabalhos sociais e pastorais da instituição; o fortalecimento dos vínculos com a Igreja e com o Vaticano; o desejo de avançar com a causa de canonização do Beato Frederico Ozanam, fundador da SSVP; e a aspiração por uma futura audiência com o Papa Leão.

O Conselho Nacional do Brasil viu na audiência uma nova etapa de fortalecimento da missão: servir aos mais vulneráveis com rigor ético-cristão e sob a inspiração evangelizadora da Igreja. “Essa visita representou um momento marcante de reconhecimento institucional e espiritual. A reunião com Dom Giambattista Diquattro reforça a legitimidade da missão vicentina no Brasil e a estreita comunhão com a Igreja. Além disso, o diálogo abre portas para apoio institucional e espiritual da Nunciatura, algo que pode contribuir para ampliar a atuação da SSVP em iniciativas de espiritualidade e caridade”, avalia Márcio.

O que são a Nunciatura Apostólica e o Núncio?

A Nunciatura Apostólica é a representação diplomática da Santa Sé junto a um Estado ou a uma organização internacional, chefiada pelo núncio apostólico, que tem por função manter as relações entre a Igreja Católica e as autoridades civis. Em 1829, foi aberta a primeira Nunciatura Apostólica no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Ela foi a primeira representação diplomática moderna na América Latina e seu núncio representava países da América do Sul e Central, inclusive as Antilhas, na condição de Delegado Apostólico. O primeiro Núncio Apostólico do Brasil foi Dom Pedro Ostini, designado pelo Papa Pio VIII.

Atualmente, o Núncio Apostólico do Brasil é o italiano Dom Giambattista Diquattro, de 71 anos. Ele foi nomeado Núncio do Panamá por São João Paulo em 2 de abril de 2005, foi transferido pelo Papa Bento XVI para Nunciatura Apostólica na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e chegou ao Brasil e, 29 de agosto de 2020, transferido pelo Papa Francisco.

O Representante Pontifício (Núncio) não é um observador passivo e nem mesmo somente um embaixador empenhado a executar um plano imposto do exterior. É, ao contrário, o protagonista ativo, o artífice operoso de uma representação que diremos total, enquanto a sua missão deve adequar-se e até mesmo identificar-se com aquela do Papa […]. Essa assume os grandes temas conciliares, movendo da renovada visão da eclesiologia, no justo ordenar-se do ofício dos pastores das igrejas particulares com aquele do pastor da Igreja universal (Dom Alfio Rapisarda, Nuncio Apostólico no Brasil, 1992- 2002).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação SSVP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.