Código Personalizado
Seu Site
CJ - Comissão de Jovens

Frassati: do exemplo de juventude vicentina à santidade nos altares

A canonização de Pier Giorgio Frassati, marcada para setembro de 2025, fortalece a missão e o exemplo da juventude vicentina no mundo

Escrito por Redação SSVP

04 JUL 2025 - 09H00

O mês de julho traz uma data muito especial para a juventude vicentina: no dia 4, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra o Dia Mundial do Jovem Vicentino, coincidindo com o dia litúrgico do Beato Pier Giorgio Frassati, padroeiro oficial da juventude da SSVP. Este ano, a comemoração ganha um significado ainda mais profundo: Frassati será canonizado em 7 de setembro de 2025, em Roma.

A nova data foi anunciada pelo Papa Leão XIV em Consistório Ordinário Público, realizado no dia 13 de junho de 2025. Inicialmente, a canonização de Frassati estava marcada para o dia 3 de agosto, durante o Jubileu dos Jovens, mas foi reagendada em razão da morte do Papa Francisco. Agora, a cerimônia acontecerá em conjunto com a canonização do beato Carlo Acutis, em um momento que promete reunir fiéis de todo o mundo.

A canonização de Frassati será um marco histórico para a Igreja e, especialmente, para os vicentinos. Conhecido como o “gigante da caridade”, Pier Giorgio Frassati tornou-se inspiração e modelo para gerações de jovens vicentinos que, como ele, desejam viver a fé de forma concreta, por meio da caridade e do serviço aos Pobres.

Pier Giorgio nasceu em Turim, em 1901. Ainda jovem, encontrou na SSVP um caminho para viver o Evangelho de forma prática. Visitava famílias em situação de vulnerabilidade, levando alimentos, remédios e, principalmente, esperança. Seu exemplo comprova que a caridade não é apenas um gesto, mas um estilo de vida.

“A canonização de Pier Giorgio Frassati será um farol para a juventude do nosso tempo e principalmente para a juventude vicentina, testemunho vivo de que a santidade é possível no mundo moderno. Ele não escolheu ideologias, mas o Evangelho; não buscou aplausos, mas o céu. Fez da Eucaristia sua força diária e dos pobres, sua missão constante. Seu amor não era filantropia: era adoração em ação, caridade que brota do altar. Ser vicentino para Frassati não foi um título, mas um modo de ser Cristo no mundo. Cada visita a um necessitado, que ele fazia, era uma peregrinação ao coração de Deus. Frassati nos prova que servir é rezar com os pés, com as mãos, com a vida inteira. Canonizá-lo é reconhecer que a verdadeira revolução começa no altar e se realiza na caridade. É proclamar ao mundo que a juventude santa não é exceção — é realidade”, avalia o 5º Vice-presidente do CNB, Confrade Willian Alves.

O milagre que levou à canonização de Frassati foi reconhecido oficialmente pelo Papa Francisco em 25 de novembro de 2024. Trata-se da cura inexplicável de uma lesão no tendão de Aquiles sofrida pelo seminarista mexicano Juan Manuel Gutierrez em 2017, nos Estados Unidos. Após rezar pedindo a intercessão do beato, ele teve uma recuperação total e sem explicação médica.

Desde 2017, Frassati é reconhecido pelo Conselho Geral Internacional (CGI) da SSVP como padroeiro do Jovem Vicentino, e seu lema, “Verso l’alto” (Rumo ao alto), segue inspirando jovens a buscarem a santidade sem abrir mão do compromisso com os Pobres.

Para o Coordenador Nacional da Comissão de Jovens, Confrade Geyson Tôrres de Lima, a canonização é um verdadeiro chamado à vivência profunda do carisma vicentino:

“É um chamado à santidade que é concreta, possível, vivida no cotidiano, entre os amigos, na universidade, nas ruas, junto aos Pobres. Frassati nos mostra que ser santo não é ser perfeito, é ser inteiro. Inteiro no amor a Deus, inteiro no serviço ao próximo, inteiro na fidelidade ao evangelho. Ele viveu com intensidade o que nós, juventude vicentina, também somos convidados a viver, um compromisso radical com os valores do nosso carisma. A oração e a ação; a escuta e a denúncia; a amizade e a justiça. Frassati se fez pobre com os pobres, e é nisso que consiste a sua santidade. Sua canonização acende em nós a certeza de que vale a pena seguir esse caminho. Que ao olhar para Frassati, não nos contentemos em admirá-lo de longe, mas desejemos imitá-lo de perto. Que o nosso modo de viver a nossa juventude, seja cada vez mais uma resposta viva ao chamado de Deus, com alegria, com coragem, com santidade.”

Neste 4 de julho, ao celebrarmos o Dia do Jovem Vicentino e a memória litúrgica de Frassati, somos convidados a renovar nossa missão com coragem, alegria e serviço. Que a canonização de Pier Giorgio, em setembro de 2025, inspire ainda mais jovens vicentinos a dizerem sim ao Evangelho por meio da caridade, fazendo da juventude um tempo de santidade possível e real.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação SSVP, em CJ - Comissão de Jovens

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.