A Coordenação Nacional das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs) inicia um novo ciclo com a condução de Leandro de Ávila Prudente, de 46 anos, integrante da Conferência Nossa Senhora Rosa Mística, de Baependi/MG (Conselho Particular São Lourenço, Conselho Central Três Corações, Conselho Metropolitano de Pouso Alegre/MG). Ele assume a missão de dar continuidade e fortalecer o trabalho junto às crianças e adolescentes em todo o país.
Sua caminhada na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) teve início em 2002, na fundação da Conferência Nossa Senhora do Carmo. Desde então, construiu uma trajetória marcada pelo serviço, pela formação e pelo compromisso com a base da Organização. Atuou como Ecafo em diferentes instâncias, Conselhos Particular, Central e Metropolitano; foi presidente do Conselho Particular e exerceu a função de coordenador da CCA da Região IV na gestão 2022/2026. Durante este período, também atuou como Vice-presidente da Região IV, por dez meses, entre fevereiro e dezembro de 2025.
Vicentino há mais de 20 anos, Leandro assumiu o desafio de coordenar as CCAs
Ao falar sobre o convite da Presidente Elisabete Maria de Castro, a Bete, para assumir a Coordenação Nacional, Leandro destaca o sentimento de responsabilidade e fé que o acompanharam nesse processo. “Receber um convite para estar à frente de um Departamento de tamanha importância é uma honra, mas não como mérito pessoal, pois a obra pertence a Deus. Por isso, precisei refletir bastante. A responsabilidade é grande e, mesmo com os anos de caminhada, o friozinho na barriga não sai”, afirma. Segundo ele, o “SIM” foi fruto de oração, discernimento e do apoio da família e dos companheiros de missão. “Entreguei tudo nas mãos de Deus, busquei o apoio da minha família e dos amigos da caminhada dentro da CCA. Com tudo isso, dizer ‘SIM’ ao convite para servir na Coordenação Nacional da CCA foi um passo consciente e cheio de fé.”
Para este novo período, Leandro demonstra confiança e entusiasmo com os rumos do Departamento. “As expectativas são as mais altas, porque o Departamento de CCA foi muito bem estruturado pela última gestão. Não será fácil manter esse nível, mas temos uma equipe bem preparada para isso”, ressalta. Entre as prioridades, ele destaca a continuidade e o aperfeiçoamento dos projetos já existentes, o fortalecimento das bases e o suporte constante aos coordenadores dos Conselhos. “Queremos manter tudo o que já temos de bom, aperfeiçoar o que ficou por concluir e continuar desenvolvendo materiais que nos ajudem a levar o carisma vicentino cada vez mais longe, dentro e fora da SSVP.”
A Coordenação Nacional das CCAs conta ainda com representantes regionais que colaboram diretamente na articulação e no fortalecimento do trabalho em todo o Brasil:
Região I – Simone Carvalho de Figueiredo, Belo Horizonte/MG
CCA R1 - Simone Carvalho de Figueiredo
Região II – Josiane Campos Chaves Guiducci, Juiz de Fora/MG
CCA R2 - Josiane Campos Caves Guiducci
Região III – Maria Eduarda dos Santos Brito, Cambé/PR
CCA R3 - Maria Eduarda dos Santos Brito
Região IV – Stefania Andrade de Godoy Oliveira, Pindamonhangaba/SP
CCA R4 - Stefania Andrade de Godoy Oliveira
Região V – Aline da Silva Barroso, Anápolis/GO
CCA R5 - Aline da Silva Barroso
Região VI – Missilene da Silva Simões Couto, Jaboatão dos Guararapes/PE
CCA R6 - Misselene da Silva Simões Couto
Região VII – Raimundo Narcélio de Abreu Melo, Graça/CE
CCA R7 - Raimundo Narcélio de Abreu Melo
Com uma trajetória construída na base e um olhar atento à formação integral das crianças e adolescentes, a Coordenação Nacional das CCAs segue comprometida em fortalecer a missão vicentina, formando desde cedo corações sensíveis, solidários e comprometidos com o serviço aos Pobres.
Janeiro Branco: cuidar da mente é cuidar da vida
Reflexões sobre saúde mental, autocuidado e antipropósitos para iniciar o ano com mais equilíbrio emocional e fidelidade à missão vicentina
Vice-presidentes Regionais: CNB mais próximo das bases
Os Vice-presidentes Regionais têm papel essencial junto às bases da SSVP, fazendo sua ligação com o CNB e representando os cinco cantos do país. Vamos conhecê-los?
Vice-presidentes são suporte para a Presidente Bete
A Presidente Bete já escolheu seus Vice-presidentes: Jean de Morais Araújo e Maria Margarete Santos, a Margô, estão à frente dessa importante missão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.