O município de Caicó (RN) tem como atividade econômica o artesanato, incluindo-o no Roteiro Turístico Sustentável do Seridó, uma iniciativa para divulgar ao resto do país a cultura popular. O ‘Roteiro’, inclusive, já foi premiado pelo Ministério do Turismo como o melhor programa de regionalização turística. A partir desta vocação local, vicentinos criaram um Projeto Social para ensinar o ofício do trabalho manual às mulheres carentes da região.
[caption id="attachment_4633" align="alignleft" width="286"] Consócia Maria de Fátima[/caption]
A iniciativa foi proposta ao Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) em 2011. Aprovada, recebeu cerca de R$1.6 mil para ser colocada em prática. A responsável pelo projeto Gerando renda por meio do artesanato foi a consócia Maria de Fátima Souza Medeiros. Ela participava de uma cooperativa de artesanato e, junto com as amigas, elas resolveram ensinar o artesanato para cerca de 30 mulheres, entre 19 e 60 anos, a maioria chefes de família em situação de desemprego.
O Gerando renda por meio do artesanato cumpriu todas as etapas previstas no projeto. As aulas foram iniciadas em janeiro de 2012 e encerradas no mês de setembro do mesmo ano. “Foi uma época maravilhosa de nossas vidas. Pudemos ensinar e aprender muito com aquelas mulheres. Trocamos experiências e nos emocionamos com realidades tão diferentes das nossas”, relembra Maria de Fátima.
Durante o curso, as alunas aprenderam a fazer: crochê, patchwork, pintura em tecido, ponto cruz, rococó, entre outras modalidades de artesanato. Elas também participaram de palestras sobre cooperativismo e administração de negócios.
Passados seis anos, Maria de Fátima diz que os resultados surtem efeitos até hoje. “Esses dias mesmo, eu encontrei com uma ex-aluna que segue fazendo artesanato para complementar a renda da família dela”.
O projeto de Caicó foi idealizado pelas Conferências São Joaquim e Nossa Senhora de Fátima, ambas na Zona Norte da cidade.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Live Vocacional da SSVP Brasil vai refletir sobre os sonhos e projetos de vida da juventude
Encontro online vai promover diálogo sobre sonhos, vocação e discernimento na juventude vicentina
Dia da Infância: Celebrando o direito de ser criança, mesmo em um hospital
Santa Casa de Tanabi tem brinquedoteca para humanizar atendimento pediátrico
Juventude Vicentina do Brasil participa do Jubileu da Juventude 2025 no Vaticano
Vaticano estima que o evento reuniu mais de 1 milhão de jovens e contou com a participação da Juventude Vicentina do Brasil, que compartilhou fé, esperança e o carisma de Ozanam em Roma
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.