Vicentinos fazem peregrinações às Portas Santas das Dioceses

Elas devem ser fechadas no próximo dia 20. Cristãos que seguem o rito acreditam na remissão dos pecados.

1
Peregrinação vicentina em Caratinga.

Fazia calor no último domingo na cidade de Brasília (DF). Em vez de procurar sombra e alguma atividade de lazer para o dia de folga, o confrade Fabrício Batista Pereira (47) escolheu uma atividade diferente. Debaixo de sol, ele e outros vicentinos da região caminharam do Congresso Federal até a Catedral Metropolitana. Um percurso que durou quase 2h. A peregrinação aconteceu em solicitação a um pedido do Papa Francisco, de que todos os fiéis passassem por uma ‘Porta Santa’, aberta nas Dioceses de todo o mundo. O objetivo é proporcionar momentos de oração e, quando os católicos adentram a ‘Porta’, a Igreja os redime de todos os pecados neste Ano Santo da Misericórdia.

As Portas Santas foram abertas em 18 de dezembro do ano passado e serão fechadas no próximo dia 20 de novembro.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, vicentinos têm se organizado para participar juntos desta solenidade. A recomendação da Igreja é de que antes de passar por uma Porta Santa, os fiéis façam uma caminhada de penitência e rezem, mostrando arrependimento pelos pecados cometidos. Ao final, devem participar de uma Santa Missa.

A caminhada até a Catedral de Brasília foi um momento de importantes reflexões para o confrade Fabrício. “A dificuldade da caminhada foi muito pequena diante do que posso aguentar. Ali, eu pensei muito nos Pobres aos quais assisto. Ao contrário Deles, eu escolhi a minha penitência. O assistido é diferente. Passa por diversas adversidades diariamente contra a vontade dele”.

O confrade Genival Lopes dos Santos, que também participou da peregrinação, avalia o rito como inesquecível. “Fazer este percurso foi muito bom pra mim, fortalecendo mais minha espiritualidade; caminhamos juntos pelo mesmo intuito: de servir o irmão Pobre. Receber a indulgência não tem preço. Também rezamos pelo o nosso país, que está passando por um momento de crise”.

Em todo Brasil, vicentinos têm peregrinado às Portas Santas das Dioceses. No Sul, cerca de 500 pessoas participaram do evento, em que confrades e consócias saíram do Conselho Central de Curitiba e foram até o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Araucária, ambas cidades do Estado do Paraná.

Em Minas Gerais, o Conselho Particular Nossa Senhora do Rosário (área do Conselho Metropolitano de Caratinga) levou os vicentinos até a Porta Santa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em 24 de setembro passado. Participaram também membros das Pastorais da Criança, do Idoso, Acolhida e Sobriedade.

Já no interior de São Paulo, os Conselhos Centrais de Pindamonhangaba e Taubaté se uniram e peregrinaram juntos até a Basílica do Senhor Bom Jesus, na cidade de Tremembé, em 10 de julho.

 

Comente pelo Facebook

1 COMENTÁRIO

  1. Sebastião H Lopes Confrade da Conferencia Santa Luíza de Marillac. conselho Particular de Benfica, Concelho central Diocesano Juiz de Fora Minas gerais. venho participando e colaborando juntos aos irmãos mais nescescitados de nossa conferencia. Nosso Presidente Atual: Luiz Barbosa de Lima.
    Tambem assumi como presidente nos anos 2006 -2009.Tesoureiro e Secretário estou sempre na Ativa.
    Grasça A São vicente de paulo e santa Luiza de Marillac. L.S.N S. Jesus Cristo!!!!

Deixe uma resposta