“Somos uma juventude ousada, corajosa, criativa” – afirma brasileira na Espanha

0
3154
Consócia Denise Ramos, representante do Brasil

 

O trabalho dos jovens vicentinos brasileiros ganhou destaque na fala da consócia Denise Ramos, durante a II Jornada Internacional da Juventude da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na Espanha. “Somos uma juventude ousada, corajosa, criativa, assim como São Vicente de Paulo nos ensinou: ‘Somos inventivos ao infinito’. Usamos da nossa voz, do nosso grito, da nossa força e união para transformar nosso país em uma nação de amor ao próximo”, disse Denise, que é a coordenadora de Jovens do Conselho Nacional do Brasil (CNB).

A consócia foi a escolhida pelo Conselho Geral Internacional (CGI) para representar o continente americano, descrevendo as ações da juventude vicentina do país de origem. Denise explicou que os trabalhos têm sido intensos, devido aos problemas que o Brasil enfrenta. “A crise econômica, a desvalorização do real e os gastos públicos desenfreados refletem na injustiça social, no egoísmo e na ganância. Sabemos que quem mais sofre com a conjuntura vigente são os Pobres. A situação exige nossa atenção, enquanto promotores da esperança e da igualdade”.

As palavras da coordenadora nacional de Jovens encantaram o público presente ao evento, formado por delegados da juventude vicentina do mundo todo. Inclusive, consócias dos Estados Unidos pediram a ajuda do Brasil para a organização de um Festival em Nova York, na Universidade Vicentina local.

Participantes do evento na Espanha
Participantes do evento na Espanha

A Jornada Internacional da Juventude começou no último dia 15 e será encerrada nesta quinta (21). A representante brasileira está muito entusiasmada com todas as experiências vividas. “O encontro está sendo muito enriquecedor. A organização do evento deu o melhor de si para que os jovens do mundo inteiro pudessem mergulhar no Carisma Vicentino. A cada momento, somos surpreendidos aqui em Salamanca”.

Ao retornar ao Brasil, Denise deseja compartilhar todas as palestras e aproveitar muitas ideias na organização do Fórum Nacional da Juventude Vicentina.

CURIOSIDADE

A Jornada Internacional da Juventude Vicentina também é conhecida pelo nome de ‘Salamanca + 10’, isso porque a primeira edição do evento aconteceu há 10 anos. O confrade Cristian Reis, presidente nacional da SSVP, participou do encontro em 2008.

Cristian disse ter vivido momentos maravilhosos que muito contribuíram na formação dele enquanto vicentino. “O maior ganho foi verificar no rosto de cada um o desejo de servir melhor aos Pobres. Sempre há o que buscar e algo novo para trazer para as nossas bases”.

O presidente nacional viaja hoje para a Espanha, onde participará na Plenária Anual do CGI ainda nesta semana.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY