Sugestão de Liturgia para celebrar Ozanam

0
4194

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) celebra nesta sexta (9) a memória litúrgica do bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da instituição. O beato morreu em 8 de setembro de 1853, mas a celebração foi transferida pela Igreja ao dia seguinte, para que a data não coincidisse com a Natividade de Nossa Senhora. São muitas as formas de comemorar: a mais importante é que os vicentinos continuem seguindo o legado de Ozanam, perpetuando a instituição que ele criou para ser um meio de promoção da justiça social aos Pobres. Mas é necessário também unir a este momento a oração. Uma sugestão é promover Missa para reunir confrades e consócias e, ainda, convidar pessoas que ainda não participam da SSVP a rezarem juntos e conhecerem um pouco sobre os ideais do fundador, que é considerado o precursor da ‘Doutrina Social da Igreja’.

O padre Alexandre Nahass Franco (assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil-CNB) elaborou uma sugestão de Liturgia a ser usada durante as Celebrações pela memória litúrgica do bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam. O arquivo pode ser baixado neste link AQUI:

http://www.ssvpbrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Memoria-liturgia-ozanam.docx

Antonio Frederico Ozanam nasceu em Milão no dia 23 de abril de 1813, sendo o quinto dos catorze filhos do casal Jean-Antonie e Marie Ozanam.

Em conjunto com outros seis jovens, fundou em maio de 1833 a Conferência de Caridade, que a partir de 1835 passaria a ser oficialmente designada por Sociedade de São Vicente de Paulo, uma das principais organizações católicas do mundo.

Casou-se com Amélia Soulacroix e teve uma filha.

Acredita-se que a causa da morte dele, aos 40 anos de idade, esteja relacionada a problemas nos rins.

Foi beatificado por São João Paulo II, no dia 22 de agosto de 1997.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY