CNB reúne diretores pelo planejamento, formação e espiritualidade da SSVP

0
2579
Nova diretoria participa de reunião em Venda Nova (MG)

Quando o confrade Cristian Reis da Luz foi eleito presidente nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), em junho passado, ele convocou uma equipe para ajudá-lo na missão de administrar a entidade pelos próximos 4 anos. São confrades e consócias de diversas partes do país, escolhidos pelos relevantes trabalhos que desempenham pelos Pobres nas áreas onde moram. Eles integram a diretoria nacional da SSVP. Desde então, têm se comunicado constantemente por e-mail e telefone, no entanto, não tiveram a oportunidade de estar todos juntos, traçando os planos de trabalho de forma colegiada. É por isso que, de hoje (2) até amanhã (3), os novos diretores estarão reunidos no Centro de Formação Vicentina, em Venda Nova (MG), região metropolitana de Belo Horizonte.

Eles até estiveram juntos anteriormente, em setembro passado, quando participaram do curso de Formação de Novas Diretoria da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo), em um importante momento de aprendizado. Mas a partir de hoje é que acontecerá o planejamento das ações. Na primeira fase, vão traçar as estratégias de atuação com base nas percepções que já têm das pastas que coordenam. A partir de amanhã, o evento ganha o reforço dos presidentes de Conselhos Metropolitanos, que vão apresentar os anseios dos vicentinos das bases. Então, os diretores terão condições de montar um plano de trabalho efetivo e afetivo em favor dos Pobres.

Programação

Os cerca de 60 participantes foram recepcionados pelo presidente nacional da SSVP, confrade Cristian Reis. Ele agradeceu aos diretores que disseram ‘Sim’ ao trabalho com os Pobres, servindo a Eles por meio dos encargos que assumiram junto à presidência nacional da SSVP.

O presidente afirmou estar confiante com as escolhas que fez. “Tenho certeza de que cada um de vocês vai fazer a diferença nesta diretoria, sempre olhando para os Pobres”. Ele ainda conclamou. “A hora é agora. Precisamos combater as pobrezas, utilizando os dons que temos”.

A motivação para o trabalho com os Pobres ganhou ênfase durante uma reflexão orante feita pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil. Ele pediu que todos os diretores estejam sempre disponíveis ao trabalho.  “Precisamos aprender a cada dia e nos colocarmos à disposição de Deus, sendo instrumentos D’ele para que o mundo seja melhor. Deus conta, precisa e quer cada um de nós no seu serviço, na estrada da vida da SSVP e hoje nesta diretoria, construindo um mundo melhor para os Pobres”.

Divididos em grupos, os vicentinos puderam refletir sobre questões relacionadas a como pretendem servir à SSVP e as expectativas que possuem. O mesmo procedimento foi feito pelo presidente, destacando o que espera de cada diretor.

SANTA MISSA

Padre Alexandre Nahass Franco
Padre Alexandre Nahass Franco

A última atividade do dia foi a Santa Missa. Momento de ouvir palavras de esperança do padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM). Aos vicentinos que perderam pessoas queridas, ele disse: “Apesar de nossa fé, é natural sentir o peso da ausência de quem amamos e não está mais aqui. Mas precisamos ver a morte como experiência que nos impulsiona a amar e valorizar quem está próximo. As pessoas que perdemos não são nossas; Deus nos deu a graça temporária de amar e cuidar delas”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY