SIMPÓSIO: projeto mundial de apoio aos sem-teto deve ser lançado

0
1907
Confrade José Hailton e consócia Ada

O Simpósio Internacional da Família Vicentina não terá caráter apenas formativo e festivo. De amanhã (12) a sábado (15), os participantes serão impelidos a pensar em ações práticas de combate à pobreza. Um projeto mundial de apoio a pessoas sem-teto deverá ser lançado no encerramento do evento. A informação foi divulgada pela consócia Ada Ferreira, representante da Sociedade de São Vicente de Paulo no Conselho Nacional da Família Vicentina.

Ada é brasileira, membro da Conferência Santa Bernadete de Lourdes, na área do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (MG). Em entrevista à equipe de jornalismo do site SSVPBRASIL, ela explicou a ação resultante do lema do Simpósio: ‘Era estrangeiro e me acolheste’ (Mt. 25). “Quando foi pensada a proposta de trabalhar com pessoas sem-teto, analisou-se três perfis diferentes: as pessoas que de fato moram na rua, as pessoas que não têm condições de ter a vida com dignidade nos lugares onde moram e os refugiados”. Em seguida, ela anuncia. “No sábado, a Família Vicentina vai lançar um projeto de linha de ação em que o mundo inteiro vai começar a trabalhar para acolher estas pessoas que precisam ter mais dignidade dentro da sua condição de existência”. Como será uma surpresa, ela não pôde revelar mais detalhes.

Para que o evento seja um sucesso, muitos voluntários têm ajudado na organização. Dentre eles, o confrade José Hailton Coelho, outro brasileiro, membro da Conferência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na área do Conselho Metropolitano de São Paulo (SP). Doar a mão de obra, segundo o vicentino, não é nenhum sacrifício. “Trabalhar aqui é um presente. Hoje, estamos vivendo verdadeiramente o espírito de Família Vicentina, reunindo pessoas de vários idiomas e nacionalidades. Tem sido um momento de muita alegria”. Ele tem ajudado no repasse de informações aos participantes de língua portuguesa.

A consócia Ada, que também é voluntária, concorda. “Espero que possamos sair de Roma renovados. O Simpósio será o revigoramento de nosso Carisma. Trabalhamos para que as pessoas que estão aqui possam sentir o ardor de Vicente de Paulo e, assim, possam espalhar esse ardor por onde andarem”.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY