Simpósio começa com orações na Igreja mais importante do mundo

0
2251
Participantes da catequese de língua portuguesa

A Família Vicentina fez a abertura oficial do Simpósio Internacional que comemora os ‘ 400 Anos do Carisma Vicentino’ hoje, em Roma (Itália), por volta de 13h no horário de Brasília. O lugar do evento não poderia ser mais apropriado, a Basílica de São João de Latrão. Assim como a fundação das ‘Damas da Caridade’ por Vicente de Paulo marca o início do ‘vicentinismo’ no mundo, a Basílica italiana também é um ‘divisor de águas’ na história do cristianismo. Ela é considerada a mãe de todas as igrejas, por ser a primeira Basílica construída, por volta dos anos 300, e é oficialmente a catedral do Papa.

E foi em meio à arquitetura imponente do templo, que ainda conserva as portas originais em bronze da época da Cúria Romana, que membros da Família Vicentina participaram de um momento de oração dedicado à Nossa Senhora das Graças. Os membros rezaram um terço como forma de devoção à santa, cuja história está relacionada aos vicentinos. Ela apareceu a Santa Catarina de Labouré, uma Filha da Caridade (Ramo da Família Vicentina) e pediu a propagação na devoção à medalha milagrosa.

Como o Simpósio reúne vicentinos do o mundo todo, cada Mistério foi rezado em um idioma: inglês, italiano, polonês, espanhol e português. Quem conduziu as orações na língua brasileira foi uma representante das ‘Damas da Caridade’, hoje conhecidas como Associação Internacional de Caridades (AIC).

A presidente da AIC no Brasil é Marleide Fernandes. Em entrevista exclusiva ao site SSVPBRASIL, ela demonstra a satisfação em estar presente ao evento e, mais ainda, de acreditar que ele possa realmente gerar resultados efetivos em favor dos Pobres. “O evento nos dá uma expectativa de que haja mais integração entre os Ramos para que possamos ter a oportunidade de fazer projetos maiores em cada região. Nós trabalhamos isoladamente, o que é uma pena, porque o trabalho poderia ter um resultado melhor e alcançar muito mais pessoas pobres se fosse conjunto. A partir daí, nós vamos pensar em colaboração”.

A Mãe de todas as igrejas

A Igreja de São João de Latrão é tão importante para os católicos que a ela dedica-se um dia litúrgico no calendário católico. Em 9 de novembro, celebra-se a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão.

O templo foi construído na época do Papa Melquíades, quando o imperador Constantino se converteu ao catolicismo, doando o palácio para abrigar a igreja. O nome dela homenageia dois São João’s: São João Batista e São João Evangelista.

O prédio precisou ser reconstruído quatro vezes. A primeira vez em 897, após ser destruído por um terremoto. Em 1308 e 1360, quando sofreu incêndio. E, mais recentemente, foram necessários reparos no ano de 1993, quando a Máfia colocou um carro-bomba na frente da Basílica, destruindo a fachada do prédio. O atentado ocorreu porque o Papa, em visita à Sicília, fez um sermão contra as associações mafiosas.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY