Romaria terá exposição com fatos históricos e inéditos

0
2517
Pesquisa é feita no acervo do CNB

Os vicentinos vão revisitar 50 anos de Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP), por meio de uma exposição de fatos e fotos. Ela será montada no Centro de Eventos ‘Padre Vítor Coelho de Almeida’, no dia 4 de abril de 2020, das 14 às 22h.

Nesse último sábado (19), membros da Comissão Organizadora da Romaria fizeram uma pesquisa sobre o evento nos arquivos de atas, álbuns de fotos e revistas Boletim Brasileiro, no acervo do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP).

Só de Boletim Brasileiro, foram consultadas cerca de 300 revistas. Muitas delas revelam a grandiosidade da festa e a devoção dos confrades e consócias brasileiros. “Nós encontramos o relato surpreendente de romeiros que estavam  em um ônibus indo para a Romaria e sofreram um assalto. Os vicentinos começaram a rezar e cantar a música ‘Dai-nos a bênção’ (dedicada a Nossa Senhora). De repente, os bandidos decidiram não praticar mais o assalto e desceram do ônibus chorando”, conta a consócia Elisabete Castro, vice-presidente do CNB, e coordenadora da Romaria.

Além da consócia Elisabete Castro, a pesquisa ao arquivo do CNB foi realizada pelo confrade Samuel Godoy (diretor nacional de Comunicação da SSVP) e confrade Rogério Carpanez (membro do Departamento de Normatização e Orientação-Denor).

ROMARIA

Os 50 anos da Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o maior evento da SSVP do mundo, serão comemorados nos dias 3, 4 e 5 de abril.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY