Protetora dos vicentinos é também a ‘Mãe da Igreja’

0
4281

 

Esta segunda-feira, 21 de maio, é inteiramente dedicada a Nossa Senhora. O Papa Francisco instituiu em 3 de março passado que a partir deste ano, o primeiro dia após a festa de Pentecostes será dedicado à Mãe de Jesus, na nova data litúrgica que recebe o nome de celebração da ‘Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja’.

A data foi instituída por meio do Decreto “Ecclesia Mater”, com o objetivo de “lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem, Mãe do Redentor e dos redimidos”, explica o documento, assinado pelo Prefeito do Dicastério, cardeal Robert Sarah. “O desejo é que esta celebração, agora para toda a Igreja, recorde a todos os discípulos de Cristo que, se queremos crescer e enchermo-nos do amor de Deus, é preciso enraizar a nossa vida sobre três realidades: na Cruz, na Hóstia e na Virgem – Crux, Hostia et Virgo. Estes são os três mistérios que Deus deu ao mundo para estruturar, fecundar, santificar a nossa vida interior e para nos conduzir a Jesus Cristo. São três mistérios a contemplar no silêncio.”

MARIA E OS VICENTINOS

Os vicentinos do mundo todo têm uma forte identificação com Maria desde as origens da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Na fundação, os primeiros membros colocaram a instituição sob a proteção de Nossa Senhora. Em sinal de devoção, todos os anos, os confrades e consócias brasileiros participam da Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP), evento que reúne cerca de 40 mil membros. Também anualmente, são celebradas festas regulamentares por ocasião do Dia de Imaculada Conceição, em 8 de dezembro.

MENSAGEM DO PAPA

Em celebração na capela da Casa Santa Marta hoje, o Papa Francisco lembrou a importância da dimensão feminina da Igreja de cuidar, amar e TER fecundidade. Ouça o áudio a seguir:

.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY