Plenária: “Vi uma SSVP engajada e comprometida com os Pobres”

0
1934
Presidente do CNB, confrade Cristian Reis da Luz

Depois de três dias de atividades, chega ao fim a Plenária Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Cerca de cem lideranças vicentinas estiveram reunidas em Venda Nova (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, onde traçaram linhas de atuação da entidade para os próximos quatro anos, aprovando inclusive mudanças, a exemplo da formação de uma Comissão que vai estudar a Regra e propor alterações que visem beneficiar a instituição e os Pobres.

É a primeira Plenária do confrade Cristian Reis à frente do Conselho Nacional do Brasil (CNB). Os resultados das decisões tomadas aqui devem surtir efeitos a médio e longo prazo, no entanto, participantes avaliaram o encontro de forma muito positiva. Na opinião do confrade Geraldo Pinto, presidente do Conselho Metropolitano de Formiga (MG), este primeiro encontro já surte os primeiros resultados imediatamente. “O presidente prometeu que ouviria os Conselhos Metropolitanos e cumpriu. Nós tivemos espaço para dar nossa opinião e decidir juntos sobre mudanças importantes, a exemplo da Regra”.

Cristian também está satisfeito com os rumos que a Plenária deu. “Vi uma SSVP engajada e comprometida com os Pobres. Gostei muito da postura dos presidentes de Conselhos Metropolitanos que vieram até aqui para somar forças conosco, entendendo que o CNB é um todo e, como tal, precisa que todas as partes integrantes estejam em sinergia, trabalhando motivadas e comprometidas com a nossa missão profética, assistencial e evangelizadora de servir e lutar por quem precisa”.

Mais decisões

Os presidentes de Conselhos Metropolitanos e diretoria do CNB votaram que o tema de trabalho dos vicentinos brasileiros voltará a ser anual a partir de 2019. O que muda é sobre o livro que ilumina as reflexões temáticas, escrito pelo padre Mizael Poggioli, que terá 25 em vez de 50 capítulos, para que as Unidades Vicentinas consigam acrescentar outras leituras espirituais nas reuniões de Conferências e Conselhos.

Foi anunciado ainda que o edital dos Projetos Sociais deve ser divulgado em janeiro.

Espiritualidade vicentina

Em meio a muitas discussões sérias envolvendo o futuro da SSVP, as lideranças vicentinas não se distanciaram da espiritualidade e, o mais importante, da espiritualidade vicentina. Um consagrado da Congregação da Missão-CM, o padre Raimundo José da Silva, celebrou nesta manhã a Santa Missa. Na oportunidade, pediu que os confrades e consócias sirvam aos Pobres por amor a Deus e, não, por vaidades ou interesses mesquinhos. “Tem gente que usa a caridade para estar inserido na lógica do espetáculo da vida do Pobre. Então, se vangloria de ter dado cestas básicas e prestado outros favores. É preciso tirar as vendas dos olhos e enxergar além do ego”, conclama.

Encerramento

O encerramento aconteceu por volta das 12h deste domingo. Agora, os participantes voltam para as respectivas áreas com o compromisso de repassar todas as informações e trabalhar junto ao CNB em prol dos Pobres.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY