O crescente número de pessoas que são obrigadas a migrarem das regiões de onde moram em busca de sobrevivência foi assunto tratado na tarde desta quinta (15), durante o Encontro Nacional da Família Vicentina, em Salvador (BA).
O Irmão Agenor de Lima, da ordem dos Religiosos de São Vicente de Paulo, ministrou uma formação sobre o tema e lema das comemorações dos 400 Anos do Carisma Vicentino: ‘Contra as pobrezas, agir juntos’ e ‘Eu era estrangeiro e me acolhestes’. Ele relembrou os dramas dos refugiados sírios, dos haitianos e de outros povos que, ao deixarem a terra de origem, tornam-se estrangeiros e são muitas das vezes marginalizados. “Essas pessoas eram médicos, engenheiros, advogados; tinham família constituída. Só saíram de sua pátria em busca de sobrevivência”.
Irmão Agenor pediu que os membros da Família Vicentina acolham todos os peregrinos que chegam ao Brasil e que os Ramos se mobilizem para que, juntos, sejam mais eficazes nos trabalhos de auxílio e promoção dos estrangeiros. “Precisamos acolhê-los e aprender a respeitar a cultura e história deles. Não podemos impor a eles o nosso modo de vida”.
Sobre o fato de muitos países proibirem a entrada de imigrantes, Irmão Agenor condenou tal ação. “Não podemos permitir que essas pessoas sejam colocadas nas ruas como se fossem lixo e que nem continuem morrendo no mar”. Conclui. “Precisamos lutar para que não mais existam estrangeiros, porque somos todos filhos de Deus e não há diferença entre nós. Não existe mais o estrangeiro, existe só o meu irmão”.
CORPUS CHRISTI
Como se comemora nesta quinta-feira o Dia de Corpus
[caption id="attachment_1797" align="alignleft" width="300"] Padre Geraldo Mol (Congregação da Missão-CM)[/caption]
Christi, os membros da Família Vicentina participaram de uma Missa celebrada pelo padre Geraldo Mol (Congregação da Missão-CM). Ele explicou que a Liturgia desta data incentiva com que os católicos comemorem o fato de que Jesus se faz presente no meio do povo.
No contexto social, padre Geraldo pediu ainda que os membros da Família Vicentina usem uma mesma linguagem e que ela seja em defesa dos Pobres.
As atividades do dia foram encerradas com uma plenária com a participação dos palestrantes, que puderam esclarecer dúvidas dos vicentinos.
Para ler a matéria sobre as outras formações desta quinta-feira, CLIQUE AQUI!
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.