No próximo dia 15 de abril, em Roma (Itália), o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do qual a Sociedade de São Vicente de Paulo faz parte por meio do 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, promoverá um evento online que pretende discutir a situação atual dos refugiados e dos migrantes pelo mundo.
O encontro será coordenado pelo Departamento de Migrantes e Refugiados, que é um dos órgãos técnicos que integra ao referido Dicastério, presidido pelo próprio Papa Francisco, e cujos subsecretários são o padre Fábio Baggio e o cardeal Michael Czerny. A questão central serão os desafios relacionados ao tema, ao compartilhar iniciativas bem sucedidas na construção de uma Igreja próxima aos refugiados e aos migrantes.
Na pauta da reunião, os participantes do Dicastério serão indagados sobre quatro questões: a) os desafios da Igreja nesse contexto; b) a situação das famílias refugiadas que vivem o drama das migrações forçadas; c) ações concretas da Igreja para enfrentar os desafios apresentados; e d) uma visão pastoral de futuro para combater adequadamente esses desafios.
“Nós, membros da SSVP, podemos contribuir bastante com esse debate, uma vez que temos acolhido os migrantes e os refugiados em várias partes do mundo, procurando dar a essas famílias uma vida digna e estável. Além do apoio material, prestamos orientação espiritual e aconselhamento religioso, com a finalidade de acalmar os corações dessas pessoas tão sofridas e excluídas”, comentou o confrade Renato Lima.
E agregou o Presidente-geral: “Durante a crise sanitária, a condição de refugiado ou migrante se acentuou enormemente, pois o distanciamento social estabelecido pelas autoridades governamentais ampliou ainda mais o isolamento e a rejeição que a sociedade civil impõe, lamentavelmente, a esses filhos de Deus”.
Ao longo do ano, outros eventos virtuais (e também presenciais, caso a pandemia assim o permita) deverão ser realizados com a finalidade de consultar, novamente, os membros do Dicastério a respeito de outros temas previstos nos estatutos do Dicastério, como caridade e solidariedade, justiça e paz, cuidado com a criação divina e saúde.
No dia 26 de setembro de 2021, a Santa Igreja estará celebrando o DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO. Haverá uma campanha de comunicação na mídia que ajudarão a aprofundar a reflexão sobre o assunto. Convidamos todos os Conselhos Superiores a conheceram a Mensagem do Papa Francisco sobre esse tema, que está disponível em https://migrants-refugees.va.
Temos a certeza de que a SSVP, em cada país, unir-se-á aos esforços da Igreja para ajudar as pessoas e famílias vulneráveis sujeitas às migrações.
Fonte: Conselho Geral - SSVP Global: www.ssvpglobal.org
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.