Desde a tragédia envolvendo o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, no início deste ano, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) tem ficado atenta às necessidades do povo local. Não é comida o que eles precisam, mas afeto.
Diante de tamanha catástrofe, quando todos os moradores perderam um parente ou amigo, o clima de luto permanece e há uma imensa dificuldade em lidar com as perdas. O Departamento Missionário do Conselho Nacional do Brasil (CNB) já esteve no local visitando as famílias e as ações vicentinas continuam.
Ontem (2), aconteceu a pós-missão. As consócias Ada Ferreira e Neusa Gomes, respectivamente representante da SSVP no Conselho Nacional da Família Vicentina e segunda vice-presidente, levaram até Brumadinho o psicólogo Fernando Fernandes, especialista em Terapia do Luto.
Cerca de 40 pessoas participaram de um bate-papo na sede do Conselho Central de Brumadinho. De acordo com a consócia Ada Ferreira, o encontro serviu para confortar os participantes, bem como preparar os vicentinos. “Os confrades e consócias estão tendo dificuldades em fazer as visitas, porque não sabem o que falar para as famílias. Então, o Fernando os orientou sobre como viver esta fase e como ajudar a quem também passa pelo mesmo drama”.
[caption id="attachment_5852" align="alignnone" width="300"] Psicólogo Fernando Fernandes e consócia Ada Ferreira[/caption]
Toda cidade de Brumadinho foi direta ou indiretamente atingida pela tragédia. Como forma de cuidar dos vicentinos locais, os membros da Conferência Santo Estevão Mártir, de Belo Horizonte, foram até a cidade preparar as refeições do dia para que os confrades e consócias do município não precisassem ter trabalhos.
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
Além de sofrer com a morte de um parente, a consócia Ada, que também é psicóloga, relata que a população de Brumadinho vem sendo vítima de violência emocional. “Uma pessoa chega e questiona à família o motivo dela ter aplicado o dinheiro da indenização em uma determinada coisa, sendo que ela deveria estar sofrendo pela morte do outro. Quem fala não consegue mensurar a violência que está praticando, mas está. Se eu apliquei o dinheiro comprando um carro ou fazendo uma viagem, isso não significa que estou menos sofrida”, observa.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência: entenda como funciona o benefício
Saiba quem tem direito, quais os tipos de aposentadoria disponíveis e como solicitar o benefício com segurança
Por que renovar o Boletim Brasileiro?
Renovar a assinatura é manter viva a conexão entre as bases vicentinas e fortalecer a missão de fé, serviço e comunicação da SSVP Brasil
Frassati: do exemplo de juventude vicentina à santidade nos altares
A canonização de Pier Giorgio Frassati, marcada para setembro de 2025, fortalece a missão e o exemplo da juventude vicentina no mundo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.