Em junho deste ano, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil iniciava um trabalho inédito de apoio psicológico/terapêutico a vicentinos e funcionários de Unidades da instituição. O projeto Rede de afeto: gente cuidando da gente reúne equipe de psicólogos que oferecem atendimento gratuito aos interessados. Passados pouco mais de dois meses do início das atividades, a equipe gestora faz um balanço positivo da iniciativa.
Até agora, 75 pessoas já receberam atendimento. No início, quem mais procurava o serviço eram os confrades e as consócias. Agora, a demanda de funcionários, principalmente de Obras Unidas, tem crescido. A identidade de todos os pacientes é mantida em total sigilo.
A consócia e psicóloga Ada Ferreira é membro da equipe gestora, ao lado de Adriana Santana, Ester Ireno, Dayse Hespanhol e Orlando Inácio. Ela conta que integram a equipe 25 psicólogos, todos com cadastros no e-Psi para oferecerem atendimento psicológico por meio de tecnologias digitais, tendo em vista que todas as sessões são on-line.
Quando um confrade, consócia e funcionário (a) de Unidade Vicentina passa por um momento de tristeza profunda ou ansiedade, por exemplo, ele pode recorrer ao projeto. Basta mandar mensagem ao número (32) 9 8514-4131 ou e-mail [email protected], que um voluntário retorna o contato, encaminhando o paciente a um dos psicólogos participantes.
Cada paciente pode ter entre três a cinco sessões de terapia. Após este prazo, se não houver melhoras no quadro dele, os integrantes fazem o encaminhamento ao tipo de serviço mais indicado para aquele caso.
O Rede de Afeto começou em resposta aos efeitos negativos provocados pela pandemia do novo Coronavírus na saúde psíquica. “A gente atende muitos casos de ansiedade, depressão e pânico. São pessoas que sempre cuidaram de outras (a exemplo dos vicentinos que cuidam dos assistidos e funcionários de Obras que cuidam dos idosos) e, que neste momento, precisam de cuidado; precisam de alguém que os escute. E nós estamos aí para isso”, destaca Ada Ferreira.
Segundo a psicóloga, o Rede de Afeto tem, inclusive, despertado o cuidado em novos aspectos. Ela cita que, inspirados nos projetos, vicentinos vêm cuidando uns dos outros, por meio de ligações telefônicas e mensagens, demonstrando preocupação e carinho.
Há vagas para pacientes e psicólogos
O projeto continua oferecendo atendimento. As pessoas que sentirem a necessidade devem procurar a ajuda. A equipe tem se esforçado para atender todas as demandas o mais rápido possível. Também podem procurá-la aqueles psicólogos com registros para atendimento on-line que queiram contribuir no projeto, principalmente da Região V (Conselhos Metropolitanos de Brasília, Anápolis, Goiânia, Uberaba e Patos de Minas) e Região VII (Conselhos Metropolitanos de Belém, Teresina e Fortaleza). O número de contato é o mesmo dos atendimentos.
NOVAS FRENTES DE TRABALHO
Além das sessões de terapia gratuitas, os psicólogos envolvidos no projeto têm participado de reuniões em parceria com o Departamento Nacional de Normatização e Orientação (Denor) junto às Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que são os Lares de Idosos. “O nosso papel é o de dar fala aos membros das diretorias e funcionários para que eles possam expressar o que sentem”, comenta Ada.
Uma das etapas deste trabalho vem sendo em apoio ao enfrentamento do luto provocado pelas mortes de idosos e familiares em decorrência da Covid-19.
O Rede de Afeto também oferece arte e cultura. Mensalmente, são promovidos Saraus, onde os participantes cantam, tocam instrumento ou declamam uma poesia. Em agosto, ele será no próximo domingo (30), a partir das 17h, com o tema ‘Vocações’. Para saber como participar, acompanhe as redes oficiais da SSVP que, em breve, estas informações vão ser divulgadas.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.