Inspirado pela Missão Jovem de Ouro Preto, o jovem Hebert Alves da Silva então com 22 anos e coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Particular (CP) São Domingos Sávio, de Riacho Fundo II/DF, foi tocado. Se aproximando do seu último ano de mandato, no final de 2022, ele entendeu que poderia e deveria fazer mais dentro do seu Conselho para ajudar a renovar as duas Conferências de jovens, além de resgatar uma delas que estava titubeando.
Sua motivação? Foi entender a importância do recrutamento e ter a sensibilidade de olhar com olhos de amor para a realidade do seu CP. “A importância do recrutamento para as Unidades Vicentinas é o fortalecimento das nossas bases, a fim de que cresçamos não só em quantidade, mas em qualidade e assim consigamos alcançar mais pessoas que necessitam da ajuda que a SSVP oferece”, define o jovem.
Hebert não conseguiu participar “in loco” da Missão Jovem em Ouro Preto, mas a acompanhou de perto pela interação com o seu Conselho Metropolitano (Brasília/DF) e pelas notícias e redes do CNB. “Baseado na Missão de Outro Preto do CNB, eu junto a minha CJ preparamos com antecedência, planejamos e colocamos em prática um Recrutamento eficaz. Focamos nisso desde novembro de 2022 e 2023 só fizemos isso. Observamos a nossa realidade, os jovens nas capelas, a participação deles, apresentamos a proposta para os padres, fizemos nós mesmos os avisos aos finais das missas, como testemunho vivo do trabalho vicentino. Foi feito um pré, um durante e um pós-recrutamento, foi feita a preparação das Conferências que seriam beneficiadas, foi preparada uma equipe, tivemos algumas reuniões presenciais para alinhamento dos encontros, que teve um resultado muito positivo com cerca de 20 jovens sendo recrutados e abastecendo as duas Conferências”, conta.
Com a sensação de missão cumprida, Hebert terminou o mandato no Conselho Particular alguns meses depois e poderia ter parado por aí. Mas não! Nosso exemplo que arrasta realmente arrastou sua experiência pelos Conselhos Particulares vizinhos. “Ao finalizar meu mandato, entrei em contato com os coordenadores de CJ dos Particulares vizinhos oferecendo ajuda. Fizemos o mesmo estilo de recrutamento de jovens em dois Conselhos aqui do Distrito Federal. No Riacho Fundo I, fundamos a Conferência Santa Dulce dos Pobres, que tem 16 membros ativos e que hoje estou como presidente”.
A iniciativa de Hebert se arrastou e chegou aos ouvidos de outro Conselho Central, o de Taguatinga Norte, também do CM de Brasília. “Fui convidado para ajudá-los depois de saberem da experiência de recrutamento nos Conselhos Particulares. Graças a Deus o recrutamento deu certo e temos 13 jovens e uma nova Conferência”, conta.
A receita do recrutamento? O jovem Hebert dá algumas dicas, mas deixa claro que é preciso avaliar cada cenário e cada localidade: envolver a Igreja (padres, catequistas), mostrar a “cara” da juventude vicentina durante os comunicados, envolver os jovens já existentes e que atuam na área que será trabalhada, deixar os vicentinos locais sempre a par dos passos do recrutamento e com participação ativa, reuniões presenciais para alinhar a “missão”, planejar avisos, fazer as inscrições, fazer os encontros propriamente de recrutamento. “Entre as inscrições e os encontros, criamos um grupo de WhatsApp para mostrar para eles as ações do nosso Conselho Particular, como as campanhas de inverno, volta às aulas, Natal, para dar um gostinho e aumentar a curiosidade. Depois vieram os encontros, que já haviam sido preparados desde 2022 no planejamento”, recorda.
Passados os cinco encontros do recrutamento, os jovens foram encaminhados para as duas Conferências e a grande maioria deles permanece até hoje. “O recrutamento rendeu e rende bons frutos. Nós temos que manter o movimento para não esfriar, sempre aquecemos esses jovens através de campanhas e ações que os envolvem. O jovem para a SSVP é renovação de ânimo, é um revigoramento de força, de coragem e de criatividade, enfim, é a certeza de que a herança do exemplo que Ozanam nos deixou será continuada”, finaliza.
Confrade Hebert: recrutar é preciso maisConfrade Hebert: recrutar é preciso menos Fundação da Conferência Santa Dulce d...maisFundação da Conferência Santa Dulce dos Pobresmenos Recrutamento do Conselho Central Tagu...maisRecrutamento do Conselho Central Taguatinga Nortemenos Jovens do primeiro Recrutamento no Co...maisJovens do primeiro Recrutamento no Conselho Particular São Domingos Sáviomenos
1/4




Livro do Ano Temático 2026 é lançado: “Cuidar para servir – Um olhar vicentino sobre a organização a serviço da caridade”
Escrita pelo Presidente da SSVP Brasil na gestão 2017/2022, Cristian Reis da Luz, obra convida a um olhar mais profundo sobre a essência da vocação vicentina.
CGI apresenta no Brasil Relatório Anual 2024: 30 milhões de pessoas atendidas e 18 mil projetos no mundo
SSVP apresentou no Brasil o Relatório Anual 2024, destacando os 18 mil projetos e 5 mil programas que permitiram atender 30 milhões de pessoas em 155 países
CNB participa do 7º Encontro Iberoamericano no Panamá
Brasil, lançou oficialmente o Guia Missionário em Espanhol, além de uma versão compacta em português, em evento que reuniu 38 Conselhos Nacionais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.